Autoridades italianas confirmaram que o corpo do empresário Mike Lynch, vítima do naufrágio de um iate de luxo na costa da Sicília, na Itália, está entre os cinco encontrados pelos bombeiros na quarta-feira (21). A informação foi confirmada pelo portal britânico The Telegraph.
Um corpo permanece desaparecido, segundo as autoridades. Um porta-voz da Guarda Costeira italiana disse que a sexta e última pessoa ainda não encontrada é uma mulher, que pode ser Hannah Lynch, de 18 anos, filha de Mike Lynch.
Sobre o acidente
O acidente ocorreu na madrugada da segunda-feira (19), quando 22 pessoas estavam a bordo do iate, que tinha mais de 56 metros de comprimento. Quinze passageiros conseguiram se salvar, sendo resgatados por outra embarcação. O corpo de uma das vítimas, um homem identificado como o chef de bordo, foi localizado ainda na segunda-feira.
Quem é Mike Lynch?
O bilionário britânico, conhecido por ser uma figura de destaque no setor de tecnologia no Reino Unido, formou-se em Engenharia pela Universidade de Cambridge, onde também obteve um PhD em processamento de sinais.
Ele começou a carreira desenvolvendo tecnologias de reconhecimento de fala e imagem, o que o levou a fundar a Autonomy, em 1996, uma empresa de software especializada em gerenciamento de grandes volumes de dados, uma das primeiras empresas do Reino Unido a alcançar grande sucesso global no setor de tecnologia.
Ela foi adquirida pela gigante Hewlett-Packard (HP) em outubro de 2011. Cerca de um ano após a aquisição, a HP acusou a Autonomy de “graves impropriedades contábeis” e “deturpações descaradas”.
Entenda o caso
Um superiate de luxo, que transportava turistas estrangeiros, virou e afundou na costa da Sicília, em Palermo, na Itália, na manhã da segunda-feira (19). As autoridades informaram que seis pessoas ficaram desaparecidas e 15 foram resgatadas.
O Bayesian, um iate de 56 metros com bandeira da Grã-Bretanha, tinha a bordo 22 passageiros, incluindo o magnata britânico de tecnologia Mike Lynch e sua filha de 18 anos; o presidente do Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e sua esposa; e o advogado de Lynch, Christopher Morvillo, e sua esposa.
O jornal La Repubblica divulgou na terça-feira (20) imagens registradas por câmeras de vigilância de uma casa em Porticello, na costa da Sicília. O vídeo, segundo a publicação, mostra o momento em que o superiate de luxo afunda durante a forte tempestade que atingiu a região.
No vídeo, é possível ver o momento em que a luz do mastro oscila, se move e depois desaparece. O Ministério Público da comuna italiana Termini Imerese abriu uma investigação para entender os reais motivos do naufrágio.
SBT News