Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Mpox: Anvisa aprova resolução que dispensa registro para importação de medicamentos e vacinas

Foto: Patrick T. FALLON / AFP / CP

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que dispensa a necessidade de registro e autorização excepcional de importação de medicamentos e vacinas adquiridos pelo Ministério da Saúde para a prevenção ou tratamento da mpox. A norma, que foi aprovada por unanimidade, tem caráter provisório e excepcional, permitindo que o Ministério solicite a dispensa de registro para medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados por autoridades reguladoras internacionais.

Leia também:
Rio Grande do Norte registrou dois casos de Mpox em 2024

Essas autoridades incluem:

  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Agência Europeia de Medicamentos (EMA)
  • Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA)
  • Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA)
  • Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos do Japão (PMDA/MHLW)
  • Agência Reguladora do Canadá (Health Canada)
  • Em nota, a Anvisa destacou que as condições de uso e distribuição dos medicamentos e vacinas importados devem seguir as aprovações e regulamentações estabelecidas por essas autoridades reguladoras internacionais.

“O medicamento ou vacina deve ter todos os locais de fabricação, incluindo linhas de produção e forma farmacêutica, aprovados por autoridades reguladoras membros do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica”, esclareceu a Anvisa.

A resolução prevê que o pedido de dispensa de registro será analisado prioritariamente pelas áreas técnicas da agência, com uma decisão prevista em até sete dias úteis. A norma estabelece um procedimento simplificado e prioritário para a importação, semelhante ao modelo utilizado para as importações realizadas por meio da Covax Facility, uma aliança internacional liderada pela OMS para acelerar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas contra a covid-19.

Público-alvo e responsabilidades do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde será responsável por definir os grupos vulneráveis e prioritários que terão acesso aos medicamentos e vacinas para mpox. Além disso, caberá ao Ministério monitorar os insumos importados, acompanhar os pacientes, e divulgar orientações para os serviços de saúde, incluindo notificações de eventos adversos e queixas técnicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Ministério também deverá garantir que os medicamentos ou vacinas atendam às condições aprovadas pelas autoridades sanitárias internacionais e assegurar que as vacinas só sejam utilizadas após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz).

Os medicamentos e vacinas adquiridos sob esta resolução poderão ser utilizados até o final de seus prazos de validade. A Anvisa enfatizou que a medida visa simplificar a documentação e acelerar o processo de importação, facilitando o acesso da população brasileira a medicamentos e vacinas já aprovados por outras autoridades reguladoras internacionais para o tratamento ou prevenção da mpox. Esta ação é crucial para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, declarada novamente pela OMS em 14 de agosto.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote do chocolate Laka por erro na embalagem A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (22) o...

Brasil

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) autorizou a prescrição de antibióticos por enfermeiros em todo o Brasil. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (22),...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (21), a apreensão e a proibição da tirzepatida das marcas Synedica e TG, além...

Saúde

O genérico de deslansoprazol recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se do primeiro medicamento genérico contendo a substância, equivalente ao produto...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO