No final da noite desta sexta-feira (30) a atleta paulista Giovanna Boscolo conquistou medalha de bronze na prova do lançamento de club da classe F32 nos Jogos Paralímpicos de Paris.
Ex-atriz de Chiquititas, Giovanna ganhou a medalha depois de o Brasil contestar o resultado da prova.
O protesto do Brasil resultou na desclassificação da atleta polonesa Roza Kozakowska. A cadeira da polonesa foi alterada o que configurou uso irregular do equipamento.
Com a medalha de Giovanna, o Brasil encerrou essa sexta-feira com 13 medalhas no quadro geral de medalhas. São 5 medalhas de ouros, 1 de prata e 7 de bronzes.
Giovanna estreou nestas Paralimpíadas
Os Jogos Paralímpicos de 2024 marcam a estreia de Giovanna Boscolo como atleta paralímpica.
Na novela adaptada por Íris Abravanel, Giovanna interpretou Michelle Kubitschek Bragança, uma das garotas que praticava bullying no orfanato Raio de Luz. Ela participou do elenco que também contava com Manuela do Monte, Giovanna Grigio, Gabriel Santana, Marcos Frota e João Acaiabe.
A relação de Giovanna com o esporte começou antes do diagnóstico de ataxia de Friedreich, doença que afeta coordenação motora e equilíbrio. Ela praticava ginástica aeróbica desde os 11 anos, sendo campeã brasileira em 2014. Após lesões e o diagnóstico em 2015, a atriz iniciou o curso de Biomedicina e estagiou no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
Em 2023, voltou ao esporte e começou a competir em atletismo, conquistando uma medalha de bronze no lançamento de clava no Mundial Paralímpico em Kobe. Em Paris, ela compete na classe F32, nas modalidades de arremesso de peso e de clava.