Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Pesquisa: 78% dos brasileiros consideram muito importante o controle de fake news nas redes sociais

Quase 8 em cada 10 brasileiros consideram muito importante o controle das notícias falsas nas redes sociais para garantir uma disputa justa nas eleições. É o que revela a 21ª edição da pesquisa Panorama Político 2024: Notícias Falsas e Democracia, do Instituto DataSenado, em parceria com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, que também mostra que apenas 10% apontaram a medida como “nada importante”, seguidos por 9% que consideram “pouco importante”.

Os dados também revelam que a ampla maioria (81%) acha que a divulgação de fake news pode afetar muito o resultado das eleições, enquanto 11% acreditam que o impacto é pouco, seguidos por 9% que consideram nulo. Outros 2% não souberam ou preferiram não opinar.

Foram entrevistados 21.808 pessoas de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, entre 5 e 28 de junho. O o nível de confiança é de 95%. A margem de erro média nas respostas para dados nacionais foi de 1,2 ponto porcentual.

Responsabilização das redes sociais

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Questionados se apoiam a responsabilização das plataformas de redes sociais pela disseminação desses conteúdos, 81% concordaram com a medida, mas o apoio chega a 95% entre os que se identificam como de esquerda e cai para 65% entre os que se classificam como de direita.

Contato com fake news

93% dos entrevistados declararam ser usuários de alguma rede social. Desses, 72% relataram ter acessado notícias que “desconfiam ser falsas” nos últimos meses. Na prática, isso significa que a maioria dos brasileiros com 16 anos ou mais já recebeu notícias falsas.

Entre os motivos que levam as pessoas a compartilhar esse tipo de conteúdo, 31% acreditam que é para mudar a opinião dos outros, 30% por não saberem que a notícia é falsa e 15% por confiar em quem mandou a informação, seguidos por 13% que apontaram o fato de a pessoa se sentir representada pelo conteúdo da fake news.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Metade da população (50%) considera difícil distinguir se uma notícia é falsa e outros 46% consideram essa uma tarefa fácil.

Democracia

A pesquisa também revelou que, apesar de somente 16% dos entrevistados se considerarem “muito satisfeitos” com a democracia brasileira, 66% ainda acham que essa é a melhor forma de governo, com apenas 15% respondendo que “em algumas situações, um governo autoritário é melhor” e 10% se mostrando indiferentes ao regime político. Outros 9% não souberam ou não responderam.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

Elon Musk anunciou, nesta sexta-feira (28), que a empresa de inteligência artificial, a xAI, adquiriu a rede social X (antigo Twitter) em uma transação de ações...

Tecnologia

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD alcançou um marco ao registrar uma receita recorde de US$ 107 bilhões (R$ 616 bilhões) no ano...

Tecnologia

Clientes do Banco do Brasil utilizaram as redes sociais para relatar instabilidade no aplicativo do banco na manhã desta sexta-feira (21). O Downdetector, site...

Tecnologia

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a suspensão da rede social Rumble no Brasil. A medida foi tomada...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO