A Globo anunciou na sexta-feira (13) que o diretor do núcleo de reality shows da emissora, Boninho, vai deixar a empresa. A decisão se deu em comum acordo entre o profissional e a emissora. Boninho fica até dezembro no cargo e depois vai se dedicar a criar conteúdos de forma independente. Antes da sair, ele termina esta temporada do reality musical ‘Estrela da Casa’ e dirige o especial de fim de ano de Roberto Carlos.
Boninho comandava o Big Brother Brasil (BBB) desde que a atração chegou ao Brasil, há 25 anos. A atuação no comando do programa rendeu a ele o apelido de “Big Boss”. Só na TV Globo, Boninho trabalhou por 40 anos, como parte de uma carreira que começou quando ele tinha 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo.
Em post no Instagram, Boninho falou sobre a decisão de deixar a emissora: “Ah, TV Globo, eu te amo demais. Nem sei como será o BIG Boss sem vocês, mas estou empolgado para descobrir. Eu sigo espectador e torcedor.”
Veja mais do que disse Boninho no post logo abaixo.
Globo não queria saída de Boninho
A saída do Big Boss foi informada por Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo. No comunicado, Amauri conta que tentou convencer Boninho a ficar na empresa, mas que respeita a decisão do profissional e torce por ele.
“Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo”, disse Amauri Soares. “Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente.”
O diretor-executivo da TV Globo prossegue: “Agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro.”
Novo chefe de realities da Globo
Com a saída de Boninho, os reality shows da Globo ficarão sob comando de Rodrigo Dourado, que hoje é diretor artístico de programas como ‘Big Brother Brasil’ e ‘Estrela da Casa’.
Dourado está no BBB desde a primeira edição e, no BBB 15, assumiu a direção-geral da atração. Em 2021 passou à direção artística do programa. Ele trabalha na Globo há 22 anos, com passagem por ‘No Limite’, ‘Fama’, ‘Estrelas’ e ‘The Voice’.
Boninho iniciou carreira em programas musicais
José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, começou na Globo como diretor de projetos musicais, como o programa ‘Clip Clip’, de 1984, clipes para o ‘Fantástico’ e transmissão de festivais e shows.
Em 1992, criou o canal Multishow, dedicado à música e cultura.
Na Globo, atuou em programas como ‘Caldeirão do Huck’, ‘Vídeo Show’, ‘TV Xuxa’, ‘Domingão do Faustão’, ‘Mais Você’, ‘Encontro com Fátima Bernardes’ e ‘Caldeirão com Mion’.