Após cerca de 40 dias de operação na comunidade Cavaco Chinês, no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal, a Prefeitura do Natal concluiu, no último sábado (14), a operação emergencial de drenagem na comunidade. A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e ocorreu em três etapas: drenagem, limpeza e recuperação das vias e restauração da iluminação pública do local.
Leia também:
Após conclusão da drenagem, prefeitura realiza limpeza na comunidade Cavaco Chinês
As etapas finais contaram com o apoio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), para a limpeza da área e da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), com a substituição de toda a iluminação da comunidade. “A gente encerrou de fato a operação porque foi concluída a drenagem a limpeza e iluminação, mas a Semurb e continua realizando o monitoramento no local para evitar a deposição irregular de resíduos e que novos alagamentos venham a ocorrer”, disse o coordenador da ação e supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.
A intervenção na Comunidade, iniciada em 5 de agosto, contou com a instalação de uma mini adutora, com duas bombas e 250 metros de mangueiras, responsáveis por redirecionar cerca de 10mil m³ de água acumulada até o leito do Rio Doce. E utilizou também retroescavadeiras para abrir valas e facilitar o escoamento da água, uma estratégia decisiva para acelerar a remoção da água e garantir um escoamento mais rápido.
Durante esse período, agentes de fiscalização ambiental da Semurb também monitoraram diariamente o funcionamento das bombas, verificando os níveis de água e realizando manutenções nos equipamentos. “Após a água baixar, foi iniciada a segunda etapa, com a limpeza da área e a recuperação das vias por parte da URBANA, cerca de 30 caçambas de resíduos foram removidos do local”, acrescenta Almeida.
Ainda segundo Almeida, a Semurb esteve coordenando as ações desde o início para garantir que o compromisso que a Prefeitura firmou com a comunidade fosse cumprido. Os moradores já notaram melhorias significativas no acesso às ruas e na qualidade de vida.
“Uma ação como essa nunca foi feita aqui, antes disso estávamos todos alagados. Eram casas cheias de água, ausência de iluminação, um verdadeiro caos. Somos muito gratos à Prefeitura e a todos envolvidos, que operaram aqui no Cavaco por devolverem nossa moradia”, relata a moradora da comunidade, Verônica Galdino.