O Jornal do Dia iniciou, nesta segunda-feira (23), uma rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. O primeiro entrevistado, definido em sorteio com os assessores, foi Jaime Calado (PSD).
O candidato respondeu a perguntas sobre educação, a questão da Unidade de Pronto Atendimento para o município, propostas para melhorias no turismo, políticas públicas para as mulheres e para a juventude e geração de empregos.
Melhorias na educação e abertura de novas vagas na rede pública
Jaime Calado afirmou que, caso seja eleito, serão construídas oito novas escolas em São Gonçalo do Amarante, sendo cinco creches. Ele lembrou ainda que as únicas creches existentes no município foram construídas durante sua gestão no passado.
Ainda de acordo com o candidato, haverá escolas em tempo integral e ainda melhorias na oferta da merenda. “Educação para mim sempre foi prioridade máxima”, enfatizou.
Jaime planeja ainda retomar o Cursinho Gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município.
UPA em São Gonçalo do Amarante
O candidato rebateu a informação de que rejeitou a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município. Segundo Jaime, ele não apenas quis a unidade de saúde como também cedeu um terreno para que a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) construísse a UPA. “Dizem que eu devolvi dinheiro de uma UPA, nunca entrou um centavo. No documento, tem uma parte que mostra a Secretaria Estadual de Saúde, nunca veio para o município e quando veio essa notícia de que o estado iria fazer (a UPA) disponibilizei o melhor terreno de São Gonçalo do Amarante”, destacou.
Melhorias no turismo de São Gonçalo do Amarante
A comerciante e telespectadora do Jornal do Dia, Genicleide Melo, questionou o candidato sobre o seu plano de governo para fomentar o turismo em São Gonçalo do Amarante. Em resposta, Jaime afirmou que planeja instalar as 28 imagens dos mártires em plataformas iluminadas com lugar para as pessoas poderem rezar diante das imagens, que ficarão na Estrada Monumental.
Jaime Calado pretende ainda construir um Estádio e, segundo ele, o local não será utilizado apenas para partidas de futebol, mas também para atrair outras atividades, como competições de skate, por exemplo.
Políticas públicas para as mulheres
Sobre os projetos e ações previstas para as mulheres do município, ele destacou que pretende criar um espaço de apoio para as crianças atípicas voltado não apenas para o atendimento às crianças, mas também para as mães. “Vamos cuidar de quem cuida”, disse.
Jaime Calado lembrou que duas atletas da Seleção de Futebol Feminino são do município de São Gonçalo do Amarante e que, diante disso, cogita investir nos esportes para as mulheres.
Políticas públicas para a juventude
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, criada por ele durante sua última gestação,
contribuiu para o desenvolvimento dos jovens do município mediante melhorias estruturais em praças e ginásios da cidade.
Ele garantiu que trará de volta para o município o cursinho gratuito do Enem e para o IFRN.
Geração de empregos
Jaime afirmou que pretende criar o Distrito Empresarial em São Gonçalo do Amarante para atrair novas empresas para a cidade e, assim, garantir a geração de empregos.
Assista
Próximas entrevistas
Terça-feira (24)
Gabi Trajano (Avante)
Quarta-feira (25)
Eraldo Paiva (PT)