Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Rede social X diz que cumpriu ordens judiciais e pede liberação ao STF

Foto: Reprodução/Twitter Elon Musk

A X (antigo Twitter) afirmou que cumpriu todas as exigências e enviou os documentos solicitados ao Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a empresa pediu, nesta quinta-feira (26), que a rede social volte a funcionar no Brasil. Entre as exigências estavam a indicação de um representante legal no Brasil e o pagamento de multas impostas por descumprimento de ordens judiciais.

Leia também:
X começa a ser suspenso no Brasil após ordem de Moraes

De acordo com a petição, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição foi oficializada como representante legal do X Brasil. Ela já havia sido indicada, mas o ministro do STF Alexandre de Moraes pediu a comprovação de que ela responderia pela empresa no país.

Foram apresentadas cópia autenticada das procurações societárias outorgadas pelas sócias Twitter International Unlimited Company e T.I. Brazil Holdings LLC à nova representante do X no Brasil, e cópia da alteração do contrato social no Brasil, pela qual as sócias nomearam a Sra. Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua representante legal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O documento protocolado foi assinado pelos advogados Fabiano Robalinho Cavalcanti e Caetano Berenguer, André Zonaro Giacchetta e Sérgio Rosenthal.

Bloqueio

Em 30 de agosto, Moraes ordenou a suspensão do X em território nacional. A decisão foi confirmada em pela Primeira Turma do STF, por unanimidade e faz parte de um processo que apura a prática de crimes de obstrução de investigações sobre organização criminosa e de incitação ao crime.

Alexandre de Moraes determinou ainda uma multa diária de R$ 50 mil a pessoas e empresas que usem métodos tecnológicos para burlar o bloqueio do X no Brasil, com o uso, por exemplo, de VPN.

A ordem para suspensão do X no Brasil aconteceu depois de uma série de medidas para tentar tirar da rede o conteúdo com potencial criminoso apontado por Moraes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Volta temporária

No último dia 18, a plataforma pôde ser acessada por diversos usuários brasileiros, mesmo com a determinação de bloqueio de Moraes. Na noite do mesmo dia, o ministro determinou que a rede social X suspendesse imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores de internet CDN, Cloudflare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial, sob pena de de multa diária de R$ 5 milhões.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou, na terça-feira (24), que a volta temporária da rede social no Brasil está sendo investigada para identificar se o retorno foi intencional ou decorrente de algum problema técnico.

Segundo o ministro, caso tenha sido intencional, a pasta pode abrir um processo de cassação de outorga da Starlink, empresa provedora de internet via satélites de propriedade também do bilionário Elon Musk.

A empresa chegou a ter as contas e os bens bloqueados para pagar multas relativas ao X.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com dados do eMarketer, a rede social tinha cerca de 40 milhões de usuários ativos no Brasil — um número que estava em queda anual. Em janeiro, o X estava na nona posição das redes mais acessadas no país, usada por 44,4% dos brasileiros com idade entre 16 e 64 anos, segundo estudo da DataReportal.

SBT News

Notícias relacionadas

Política

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou, em entrevista ao SBT Brasil, que a campanha de 2026 já está em andamento nos bastidores da...

Direitos Humanos

A lei que proíbe cotas raciais em universidades estaduais de Santa Catarina já enfrenta contestação judicial. Uma ação popular protocolada na Vara da Fazenda...

Política

Uma ambulância do Samu para Bolsonaro permanece de prontidão 24 horas por dia no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como...

Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o processo que investigava a atuação de autoridades de segurança pública durante...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO