Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Artistas brasileiros e europeus participam do projeto INarteurbana na Vila de Ponta Negra

Foto: FJA/Divulgação

Até 4 de outubro a vila de Ponta Negra, Natal-RN, se transforma em um palco de cores e resistência que abre espaço para a arte visual.  Cinco artistas brasileiros e dois franceses participam da residência artística do INarteurbana 2024, uma temporada de vivências em torno da arte urbana nos espaços públicos da comunidade com debates, reflexões, experimentações e criações artísticas.

Por meio de um edital artístico aberto para artistas de todo o Brasil, quatro artistas visuais brasileiros foram selecionados para o INarteurbana 2024: Rafa Santos (Tibau do Sul-RN), Torquatto (PA), Pri Barbosa (SP) e Mica (PE). A edição deste ano tem também a participação dos artistas convidados Jess (RN), alem dos franceses Lek & Sowat, que produzem um vitral no Complexo Cultural Rampa.

Estão sendo realizadas na Vila de Ponta Negra, oficinas para crianças e jovens, mesas redondas, com viés pedagógico, além de um mapeamento que compreenderá os anseios dos habitantes para construções e ativações artísticas que poderão ser realizadas futuramente na comunidade.

AÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS
A edição 2024 contempla ainda varias ações artístico-culturais. Na programação, foi realizado um encontro de cultura popular com as rendeiras da Vila de Ponta Negra (28/9); além de uma mesa redonda “Poéticas Urbanas: arte, educação e resistência” no auditório do Centro de Educação da UFRN marcada para esta segunda (30/9).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na sexta (4/10) haverá o encerramento da edição na Pinacoteca do Estado que  contemplará  a realização do workshop Portfólio de Artista, com participação do artista visual paraense Torquatto e das produtoras Sayonara Pinheiro e Agathae Montecinos, além da exposição de obras dos artistas residentes do INarteurbana, mostra fotográfica do artista Nobir, batalha de Graffiti Posca e show musical da cantora Pretta Soul.

INARTEURBANA

Realizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, o INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de ativação de espaços públicos através de ações artísticas. Por meio de ações regulares desde 2015, o projeto tornou-se um ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente, que contribuem para a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre público, artistas, agentes e instituições.

O INarteurbana é uma realização da associação franco-brasileira Pixo e do ponto de cultura e residência artística Casa Vermelha localizada na Vila de Ponta Negra, com produção da Terrart e apoio da Posca e Consulado Geral da França em Recife, por meio do projeto LAB 24. A nova edição é patrocinada pela Universidade Potiguar, através do programa Djalma Maranhão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Cidades

Um incêndio em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), em Mossoró, no Oeste potiguar. A corporação foi...

Cidades

Uma jiboia em residência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) na manhã do último domingo (08), em Caicó,...

Rio Grande do Norte

Um incêndio atingiu um quarto de uma casa da residência universitária masculina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Sede, em Mossoró, na...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado, na noite desta quarta-feira (9), para atender a uma ocorrência de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO