A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) concluiu a instalação de 22 pluviômetros na cidade, que servirão para monitorar e analisar a distribuição das chuvas em Natal. O Projeto chamado de “Rede de Monitoramento Hidrológico e Climático de Natal”, iniciado em setembro, é uma das ações adotadas pela Prefeitura para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na cidade.
Leia também:
Cajueiro de Pirangi promove atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Confira
Desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semurb) e Educação (SME), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seu Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (GEOMA), o projeto priorizou a instalação dos equipamentos em escolas localizadas próximas às lagoas de captação da cidade.
Vinte escolas municipais, distribuídas nas quatro regiões administrativas, aderiram ao projeto, sendo um ponto de medição. As metas incluem monitorar a distribuição de chuvas, compreender eventos extremos, prever possíveis transbordamentos das lagoas de captação e fornecer dados para as futuras salas de monitoramento, e ainda, envolver os alunos em atividades de educação ambiental.
“Realizamos um trabalho de comunicação trazendo a realidade dos alunos, abordando temas como a previsão do tempo e a importância do monitoramento das chuvas para a comunidade. Esse primeiro diálogo foi muito positivo”, destacou Carlos da Hora, coordenador do projeto pela Semurb.
Durante as atividades, os alunos participaram da instalação dos pluviômetros e assistiram a palestras sobre os benefícios do monitoramento climático, além de terem a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma estação meteorológica. Outras visitas estão planejadas para apresentar os resultados obtidos com o projeto.
Além das escolas, também foram instalados pluviômetros, na sede da Semurb e um na zona norte cidade. A próxima etapa da iniciativa prevê a instalação de pluviômetros nas bacias de drenagem de Natal e a criação de uma sala de monitoramento para a coleta e análise dos dados obtidos.
Confira as Estações nas Escolas Municipais:
N-01 – E.M. João Paulo II
N-02 – E.M. Maria Dalva Gomes Bezerra
N-03 – E.M. Terezinha Paulino
N-04 – E.M. Santa Catarina
N-05 – E.M. Vera Lúcia
N-06 – E.M. José Alves Landim
N-07 – E.M. Lourdes Godeiro
N-08 – E.M. Erivan França
N-09 – E.M. Nossa Senhora dos Navegantes
N-10 – E.M. José de Andrade Frazão
O-01 – Ε.Μ. Ivonete Maciel
O-02 – E.M. Francisca Ferreira
O-03 – E.M. Celestino Pimentel
O-04 – Ε.Μ. Mario Lira
S-01 – E.M. Josefa Botelho
S-02 – E.M. Ascendino de Almeida
S-03 – E.M. São José
S-04 – E.M. Carlos Bello Moreno
S-05 – E.M. Arnaldo Monteiro Bezerra
S-06 – E.M. Antônio Severiano
L-01 – SEMURB
SP-01 – Local Particular