O PCS Lab Saleme, laboratório investigado por emitir os laudos negativos que resultaram em pelo menos seis pacientes testando positivo para HIV após receberem órgãos infectados com o vírus, reduziu o controle de qualidade dos exames para economizar. A informação é do técnico Ivanilson Fernandes dos Santos, em depoimento dado à Polícia Civil do Rio de Janeiro após prisão nesta segunda-feira (14).
Segundo Ivanilson, até dezembro de 2023 o controle de qualidade da sorologia era feito diariamente. A partir de janeiro de 2024, os testes passaram a ser semanais “por questão de economia dos kits de reagentes que são muito caros”.
Ivanilson disse à Polícia que acreditava que algo de errado poderia acontecer e que pensava em pedir demissão, mas que foi desligado na última sexta-feira (11).
O funcionário foi preso na manhã de segunda-feira (14) pela Operação Verum, conduzida pela Delegacia do Consumidor (Decon). Ele é apontado como um dos responsáveis pelos laudos errados que resultaram nos transplantes de órgãos infectados com o vírus causador da Aids.
SBT News