Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Transplantados com HIV: Justiça acata denúncia e sócio de laboratório se entrega à polícia

Matheus vieira ao lado do advogado | SBT

O sócio do laboratório PCS Lab Saleme Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira se entregou à polícia, nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, após ter a prisão preventiva decretada na noite de terça-feira (22). Ele era o único investigado solto no caso dos transplantes com HIV.

O sócio do laboratório chegou na Delegacia do Consumidor (Decon) acompanhado de um advogado, mas encontrou o local fechado. Cerca de 20 minutos depois, retornou com a delegacia já aberta.

Matheus Vieira, primo do ex-secretário estadual de Saúde Dr. Luizinho, é apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como o responsável pela área de tecnologia do laboratório, com acesso privilegiado e ilimitado à informática do local, com autonomia para manipulação de documentos, incluindo descarte dos mesmos.

Em nota, a defesa de Matheus disse que a decisão “é absolutamente ilegal” e que o réu “sempre colaborou com as investigações”. A defesa também afirmou que irá recorrer da prisão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nesta terça-feira, a Justiça do Rio de Janeiro acatou a denúncia do MPRJ e tornou os seis envolvidos no caso réus. Eles irão responder por associação criminosa, lesão corporal grave e falsidade ideológica. Uma das funcionárias também foi denunciada por falsidade ideológica.

Transplantados com HIV
Os casos de contaminação, inéditos no Brasil, vieram à tona após um paciente, que recebeu um coração, começar a passar mal quase 9 meses após o transplante. Após exames, ele testou positivo para HIV.

Após investigação, a Secretaria Estadual de Saúde descobriu que pelo menos dois doadores eram soropositivos, mas os exames realizados pelo PCS Lab Saleme não detectaram o vírus e os órgãos foram liberados para transplante.

Até o momento, seis pacientes transplantados foram diagnosticados com a doença e outros 288 doadores estão sendo testados pelo homecentro do Rio de Janeiro.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Polícia

Um técnico de enfermagem foi preso em Curitiba, no Paraná, suspeito de abusar sexualmente de pelo menos quatro pacientes. O suspeito é portador do...

Brasil

Seis anos e meio após executarem brutalmente a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018, os assassinos confessos da...

Saúde

Para modificar essa realidade, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN),...

Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã deste domingo (20), Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora técnica do PCS Lab Saleme e...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO