Eleito com 222.661 votos, Paulinho Freire (União Brasil) foi o entrevistado desta segunda-feira (28) do Jornal do Dia, da TV Ponta Negra. O prefeito eleito conversou com a apresentadora Micarla de Sousa sobre a vitória nas urnas, quais os próximos passos após a eleição, como será o relacionamento com o Governo Federal, além dos planos para Natal para os próximos quatro anos.
Quantidade de votos
Sobre o grande número de votos recebidos, o Paulinho afirmou que a população analisou as melhores propostas e quem conseguiria realizar a melhor gestão. “O povo analisa e ver o que é melhor, quem tem os melhores projetos, quem vai fazer a gestão sem radicalismo, sem perseguição. Tudo isso é analisado pela população”, comentou Paulinho. Enfático, ele concluiu a questão respondendo que, quando se está diante da urna, “o eleitor é livre, ele vota em quem ele quiser”.
Leia também:
Paulinho Freire é eleito prefeito em Natal
O eleitor de Natal é anti-PT?
A apresentadora Micarla de Sousa, indagou se o prefeito eleito considera que a população de Natal tem dificuldades de votar no Partido dos Trabalhadores. Para ele, o natalense analisa a gestão do governo e verificou que, segundo ele, “não trouxe nada para Natal”. “Nós precisamos entender que Natal é a capital do estado e a gente precisa unir forças políticas para que Natal possa se desenvolver”, explicou.
Paulinho afirmou ainda que está disposto a dialogar com todos que estejam dispostos a contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Próximos passos
Agora prefeito eleito, Paulinho se comprometeu em manter um diálogo com os senadores e deputados, entre eles, a adversária nas urnas, a deputada federal Natália Bonavides (PT) para o envio de emendas parlamentares para o município. “A gente precisa do apoio de todos”, falou. “Vamos separar o joio do trigo. Ver quem tem compromisso com Natal”, completou.
Relacionamento com o Governo Federal
Em visita à Natal durante a campanha de Bonavides, o presidente Lula afirmou que “as portas do Palácio do Planalto” estariam sempre abertas para a deputada, caso fosse eleita prefeita de Natal.
Para Paulinho Freire, essa receptividade deve acontecer com todos, independente do partido. “Nós vamos cobrar muito do Governo Federal e do Governo Estadual e a população de Natal poderá ficar atenta: nós vamos cobrar e vamos publicar o que nós estamos cobrando para ver se vai ter o retorno ou não”, destacou.
Apoios
Paulinho considera que os apoios que recebeu ao longo da campanha foram importantes para a sua vitória nas urnas no domingo (27). Além do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos), o senador Styvenson Valentim (Podemos), senador Rogério Marinho (PL), o deputado federal João Maia (PP), o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), o apoio do União Brasil, através do ex-senador José Agripino, também foram, de acordo com ele, influenciadores para o resultado obtido.
A união com Álvaro Dias, no entanto, segundo Paulinho, foi fundamental para o sucesso da campanha e conquista nas eleições. “Quando Álvaro chegou foi de uma importância fundamental para que a gente desse a grande arrancada. Nós temos uma amizade de muito anos”, considerou.
A campanha acabou!
A conquista no pleito marcou, também, o final da campanha eleitoral. A partir do dia 1º de janeiro de 2025, Paulinho Freire passa a ser o prefeito empossado para a gestão de Natal pelos próximos quatro anos. Passada a eleição, ele afirmou que irá trabalhar pelos 222.661 eleitores que o escolheram para o cargo e também por todos os que não votaram. “Nós vamos fazer uma gestão para todos os natalenses, independente de quem tenha votado ou não ou da forma que pense”, avaliou.
Gestão pautada no Plano de Governo
Paulinho cogita administrar Natal seguindo os projetos do Plano de Governo elaborado e administrado pela vice-prefeita eleita Joana Guerra.
O programa de governo de Paulinho Freire para Natal inclui a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) com novas unidades de saúde, a implementação do programa “Fila Zero” para eliminar a espera por vagas em creches, e ações de proteção e qualificação para mulheres, incluindo o aumento do efetivo da Guarda Civil para combater a violência de gênero. No transporte e mobilidade urbana, ele propõe integrar os sistemas de ônibus e trens, além de reativar linhas suspensas na pandemia. Para estimular o emprego e o turismo, Freire visa atrair investimentos privados, concluir obras como a ampliação da praia de Ponta Negra e o novo Mercado Público da Redinha, além de promover o turismo sustentável, religioso e de eventos para reduzir a sazonalidade na cidade, além do monitoramento inteligente nas lagoas de captação para evitar que transbordem.
Homenagem à Micarla
As Fake News, para ele, foram as maiores dificuldades enfrentadas durante a campanha. Sobre esse aspecto, ele prestou uma homenagem à Micarla. Distante da política há 12 anos, a jornalista foi citada por diversas vezes ao longo da campanha eleitoral. “Quero fazer uma homenagem a você, que foi tão maltratada nessa campanha, depois de 12 anos que deixou a política. As pessoas precisam te respeitar como mulher, como mãe, como a grande profissional que você é. Você é muito importante para mim”, enfatizou.