Com 55,34%, um total de 222.661 votos válidos, os natalenses elegeram Paulinho Freire (União Brasil) prefeito da capital potiguar. Natália Bonavides (PT) recebeu 179.714 votos. A vice em sua chapa é Joanna Guerra (Republicanos). Desde o início da apuração, Paulinho se manteve na liderança. Às 18h37, com 100% das seções totalizadas, a eleição foi definida em Natal.
Na sede dos Republicanos, o prefeito eleito Paulinho Freire e a vice-prefeita eleita Joanna Guerra receberam apoiadores, lideranças e a imprensa para uma entrevista coletiva.
Paulinho agradeceu o apoio da população que confiou e esteve junto dele durante a jornada eleitoral. “Hoje eu realizo um grande sonho, que é ser o prefeito de Natal. Não foi uma jornada fácil, mas conseguimos vencer o atraso e as fake news. Agora é hora de retribuirir para Natal tudo aquilo que ela já me deu”, comentou.
Apoio
Freire teve oito partidos apoiando sua candidatura, na coligação “Bora Natal”:
União Brasil
Republicanos
PSDB
Cidadania
PP
Podemos
Solidariedade
PL
Propostas
Em seu programa de governo, Freire diz que pretende ampliar os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), com a construção de novas unidades de saúde (UBS).
Zerar as filas nas creches do município
Ele também fala em implementar o programa Fila Zero, para garantir vagas de creche a todas as crianças, e fortalecer as ações de proteção às mulheres. Outra proposta é incentivar o turismo esportivo para levar grandes eventos para a cidade.
Políticas para as mulheres
Sobre as ações do plano de governo para combater a violência contra a mulher, Paulinho Freire destaca a importância do aumento do efetivo da Guarda Civil e também a oferta de qualificação para as mulheres.
Transporte público e mobilidade urbana
As ações do plano de governo para melhorias do transporte público e mobilidade urbana de Natal de Paulinho envolvem a integração entre os sistemas de transportes públicos e trens, além da reativação das linhas retiradas de circulação durante a pandemia.
Geração de empregos
Paulinho Freire pretende atrair investidores da iniciativa privada para fomentar a geração de emprego e renda em Natal. Para ele, a conclusão das obras da engorda da praia de Ponta Negra, bem como o novo Mercado Público da Redinha, são importantes para o turismo da cidade, sendo uma atividade indispensável para a geração de empregos.
Segundo o prefeito eleito, os convênios com a Casa do Menor Trabalhador contribuem para o ingresso dessa população no mercado de trabalho.
Turismo
Para incentivar o turismo na capital, Paulinho Freire defende que Natal precisa de um fortalecimento para que a atividade não seja sazonal na cidade e destacou os atrativos em diversas áreas como o turismo ecológico, religioso, eventos (congresso e festivais) para a ampliação da atividade.