O Patrulha da Cidade desta sexta-feira (15), revelou imagens exclusivas direto do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, referência no atendimento de urgência pelo Sistema Único de Saúde. Nas imagens, é possível ver os corredores superlotados.
Nos últimos dias, a unidade enfrenta uma crise de superlotação. Atualmente, o hospital opera com pacientes sendo atendidos em corredores devido à falta de leitos adequados. A falta de espaço e recursos sobrecarrega a equipe de saúde, com relatos de condições insustentáveis e profissionais adoecendo devido ao excesso de trabalho e às condições precárias.
Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem da TV Ponta Negra flagrou pacientes amontoados pelos corredores.
Relatos de pacientes
Uma paciente, que sofreu um acidente de moto, sendo socorrida para receber atendimento na unidade, chegou a entrar em pânico ao se deparar com o cenário no hospital. “Está tão lotado que ela entrou em desespero. Minha filha entrou em pânico, não conseguia parar de chorar”, relatou a mãe da jovem, que pediu para não ser identificada.
“A gente fica praticamente abandonado”, disse outro paciente para a reportagem da TV Ponta Negra.
32 pacientes foram transferidos
Segundo o diretor do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, 32 pacientes foram transferidos para outras unidades hospitalares do Estado na quinta-feira (14). “Porém, ainda é grande o número de entradas, inclusive, maior que o número de saídas. O que tem chamado a atenção, realmente, é o volume de pacientes vítimas de traumas de baixa complexidade que continuam entrando no Walfredo Gurgel”, explicou.
Geraldo Neto pediu ainda que a população procure unidades de menor complexidade, de modo a desafogar a demanda no hospital. “O pessoal de Natal, por exemplo, pode buscar o Hospital Municipal se tiver uma fratura, que não for fratura exposta, pois há uma estrutura para dar segmento na assistência”, orientou.
Veja as imagens
Ver essa foto no Instagram