O livro “Quantum Chemistry Simulation of Biological Molecules” (Simulação de Química Quântica de Moléculas Biológicas) dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Umberto Fulco e Eudenilson Albuquerque do Centro de Biociências (CB), foi incluído numa lista dos melhores de todos os tempos na área estudada, compilada pela organização Book Authority. A obra ficou em 17º lugar, empatada com outras cinco na lista, e é a única publicação brasileira no ranking.
O livro foi publicado em 2021 pela Cambridge University Press, a editora da Universidade de Cambridge. No texto, os professores, ambos do Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF), discutem as simulações quânticas de diversos sistemas biomoleculares. As simulações, que são modelos computacionais capazes de simular processos em escala atômica e molecular, permitem aos cientistas estudar em detalhes as propriedades físicas e químicas de moléculas biológicas, como o DNA. A obra conta, também, com a participação dos professores Ewerton Caetano e Valder Freire, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além disso, os autores discutem as possíveis aplicações dos modelos em diversas áreas da biomedicina, como o desenvolvimento de novos medicamentos para doenças como colesterol e Parkinson. As simulações foram feitas pelas equipes de diversos projetos de pesquisa do DBF.
A obra surgiu a partir de pesquisas sobre biotecnologia desenvolvidas pela UFRN em conjunto com a UFC, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As simulações discutidas na obra foram feitas por pesquisadores das duas instituições.
“Fiquei muito feliz e gratificado em ver nosso trabalho sendo reconhecido mundialmente”, declara Umberto Fulco. Para o professor, é uma sensação única. “Não tem recompensa maior”, completa.
Para Eudenilson Albuquerque, é um sentimento indescritível. “A UFRN e a UFC estão de parabéns”, declara. O docente destaca a importância de seu livro ser o único brasileiro na lista.