A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) deu início à “Operação Final de Ano”, que será realizada ao longo de dezembro com o objetivo de reforçar a segurança em todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A operação inclui revistas detalhadas, patrulhamentos internos e externos, e inspeções estruturais, utilizando recursos como cães farejadores e drones.
Leia também:
Polícia prende integrantes de quadrilha que aplicava ‘golpe do amor’
Coordenada pelo Departamento de Operações Táticas (DOT), a ação complementa os procedimentos rotineiros de controle das unidades e visa manter a ordem, a disciplina e prevenir fugas. Participam da operação policiais penais de plantão nos 18 estabelecimentos prisionais do estado, com apoio de equipes especializadas, como o Grupo de Operações Especiais (GOE), o Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) e o Grupo de Escolta Penal (GEP).
Além de revistas pessoais nos internos, a operação verifica a integridade de celas — como paredes, grades e cadeados — e monitora as áreas ao redor dos presídios. O secretário da SEAP, Helton Edi, destacou o caráter preventivo da iniciativa, que reforça as medidas de segurança já realizadas diariamente pelos servidores.
Outra ação adotada para assegurar a estabilidade nos presídios foi o planejamento das férias dos servidores, evitando redução de efetivo em datas festivas como Natal e Ano Novo. Atualmente, o sistema prisional do RN abriga 12.634 presos nos regimes aberto, semiaberto e fechado.