Um fato inusitado chamou atenção em Baía Formosa, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (11). Um peixe do tipo Marlin, popularmente conhecido como agulhão, foi capturado por cinco pescadores locais. O tamanho impressionante do animal gerou curiosidade entre os moradores, que registraram em vídeos o esforço para retirar o peixe do mar. Segundo o o Presidente da Colônia de Pescadores de Baía Formosa, o peso do Marlin é de 166 quilos.
Veja a imagem
Ver essa foto no Instagram
O pesquisador e ex-secretário de Pesca e Agricultura de Macau, Antonio Alberto Cortez, comentou sobre o episódio, destacando dois pontos importantes. Primeiro, ele explicou que o peso do Marlin não foi oficialmente confirmado, mas o tamanho chamou atenção. Além disso, ele relatou que, segundo a comunidade pesqueira, esse tipo de peixe ainda é encontrado em abundância na região, ao contrário do que indicam dados oficiais de períodos anteriores.
Porém, Cortez questionou a política ambiental brasileira sobre a proibição da pesca do Marlin. “Enquanto o Brasil mantém a restrição, outros países da América do Sul permitem a captura desse peixe sem restrições,” afirmou. Ele ressaltou que pessoas ligadas ao meio pesqueiro afirmam que os estoques da espécie na região já não estão mais em um período de escassez.