A Secretaria Municipal de Tributação (Semut) de Natal está notificando, por e-mail, os contribuintes em atraso com o IPTU de 2024. A mensagem contém orientações para a regularização dos débitos e destaca os benefícios de quitação antecipada, como o desconto de 16% para pagamento em parcela única no IPTU de 2025, cujo vencimento é 10 de janeiro.
Leia também:
Fim de ano fiscal: empresas devem cumprir obrigações até 31 de dezembro
A comunicação também disponibiliza acesso ao Portal Directa, onde os boletos podem ser gerados sem a necessidade de deslocamento até a secretaria. O portal é compatível com dispositivos móveis, facilitando o acesso direto para os contribuintes que preferirem resolver a situação pelo celular.
De acordo com o Decreto Nº 13.253, publicado no Diário Oficial do Município em 3 de dezembro, contribuintes podem quitar débitos pendentes entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano em até 13 parcelas, com 100% de desconto nos juros.
O secretário de Tributação, Ludenilson Lopes, destacou o aumento na adesão ao programa de descontos.
“Quando lançamos o desconto de 16% para o IPTU de 2025, em 01 de dezembro, haviam cerca de 108 mil contribuintes habilitados a este desconto, e hoje temos cerca de seis mil pessoas a mais”, afirma o secretário.