O mercado de trabalho no Rio Grande do Norte apresentou um expressivo aumento de 63,9% no saldo da geração de empregos formais até novembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Boletim Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Leia também:
Entenda as mudanças na aposentadoria em 2025
No acumulado do ano, até novembro, o saldo positivo de contratações chegou a 36.859 postos de trabalho, resultado da diferença entre 227.641 admissões formais e os desligamentos registrados no mesmo período.
Desempenho de novembro e destaque do setor de Comércio
Em novembro, o saldo foi de 2.361 novos empregos formais, fruto de 18,6 mil admissões e 16,2 mil desligamentos. O setor de Comércio liderou a criação de vagas, com 1.522 novos postos de trabalho, um reflexo direto das contratações sazonais de final de ano, impulsionadas pelo aumento no consumo no comércio varejista.
“Este desempenho robusto mostra a força do setor de Comércio, particularmente relevante durante as festividades. Outro setor importante foi o de Serviços, que também apresentou números significativos no mês”, destacou a análise técnica da SEDEC.
Setor de Serviços: Diversificação econômica em alta
O setor de Serviços gerou 747 novas vagas em novembro, evidenciando sua importância para a economia potiguar. As atividades ligadas à informação, comunicação, finanças, mercado imobiliário e serviços administrativos foram destaque, somando 4.044 admissões, reflexo da crescente demanda por mão de obra qualificada.
Indústria contribui com saldo positivo
A Indústria manteve sua relevância no mercado de trabalho, com saldo de 321 vagas em novembro. Destaque para as indústrias de transformação, que criaram 224 empregos, e as indústrias extrativas, que contribuíram com 124 novos postos. “Estes números reforçam a importância estratégica do setor industrial para a economia do estado”, apontou o boletim da SEDEC.
A expansão na geração de empregos reforça a recuperação e a diversificação econômica no Rio Grande do Norte, que continua investindo na atração de novos negócios e no fortalecimento de setores estratégicos.