Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Uso inadequado da internet pode afetar saúde, diz especialista

Governo cria faixa etária “6 anos” em apps, ampliando classificação para redes sociais, jogos online e plataformas digitais, reforçando proteção infantil.
Foto: Freepik

A aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas no estado, já no ano letivo de 2025, deu destaque ao tema. Além do cuidado nas escolas, o Centro Marista de Defesa da Infância avalia que a utilização dos aparelhos e da internet também precisa de atenção em casa.

Levantamento da TIC Kids Online Brasil (2024), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Cetic.br, mostrou que 93% das crianças e adolescentes brasileiros – de 9 a 17 anos – usam a internet, o que representa 24,5 milhões de pessoas.

O estudo apontou, ainda, que cerca de três a cada dez usuários de internet de nove a 17 anos têm responsáveis que usam recursos para bloquear ou filtrar alguns tipos de sites (34%); para filtrar aplicativos baixados (32%), que limitam pessoas que entram em contato por chamadas de voz ou mensagens (32%); que monitoram sites ou aplicativos acessados (31%); que bloqueiam anúncios (28%); alertam sobre o desejo de fazer compras em aplicativos (26%); e que restringem o tempo na internet (24%).

“Assim como ensinamos nossas crianças a não falar com estranhos na rua, temos que agora ensiná-las a como se comportar na internet. Atualmente, pais e responsáveis devem trabalhar no letramento digital, supervisionando as atividades e ensinando dinâmicas mercadológicas, pois o uso inadequado da internet pode gerar um meio propício para o adoecimento físico e mental”, disse, em nota, Valdir Gugiel, diretor do Centro Marista de Defesa da Infância e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ele acrescenta que, atualmente, quando se trata de infância e juventude, é necessário promover um debate sobre o uso consciente de telas e dispositivos e a violência no ambiente digital.

Agência Brasil

Notícias relacionadas

Mundo

Novos ataques de Israel voltaram a provocar mortes na Faixa de Gaza neste sábado (31). Ao menos 27 pessoas morreram em diferentes bombardeios, entre...

Brasil

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem facilitado a vida de pais que desejam abrir conta bancária para filhos menores de idade. Dados divulgados...

Brasil

As buscas pelos irmãos desaparecidos no Maranhão entraram no oitavo dia neste domingo (11), sem que as equipes localizassem Ágatha Isabelly e Allan Michel....

Rio Grande do Norte

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) iniciou, nesta quarta-feira, ao meio-dia, as inscrições para a nova edição do Programa...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO