Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Senado analisa projeto que amplia penas para descumprimento de medidas protetivas em favor de crianças e adolescentes

Foto: Getty Images/iStockphoto

Um projeto de lei em tramitação no Senado pode endurecer a punição para o crime de descumprimento de medidas protetivas decretadas para proteger crianças e adolescentes. De autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), a proposta (PL 5.018/2024) propõe mudanças na Lei Henry Borel (Lei 14.344/2022), que é voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra menores de 18 anos.

Leia também:
Projeto no Senado propõe cancelamento online simplificado de serviços de telefonia e internet

Atualmente, a lei prevê penas de detenção de 3 meses a 2 anos para quem descumprir tais medidas. No entanto, o projeto sugere que essa punição seja ampliada para reclusão de 2 a 5 anos, alinhando-a às disposições do Pacote Antifeminicídio (Lei 14.994/2024), que estabelece penas mais severas para descumprimento de medidas protetivas em casos de violência contra mulheres.

Argumentação da proposta

Ao justificar a iniciativa, Mara Gabrilli criticou o que considera uma desigualdade no tratamento legal entre as vítimas. A senadora afirmou que, ao não equiparar as penas previstas pela Lei Henry Borel às da Lei do Pacote Antifeminicídio, o sistema penal deixa de proteger de maneira adequada grupos considerados hipervulneráveis, como crianças e adolescentes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A Constituição Federal de 1988 assegura prioridade absoluta na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. No entanto, na prática, enfrentamos um sistema penal desigual e desproporcional, que precisa ser corrigido para proteger efetivamente nossos menores”, defendeu Gabrilli.

A matéria será analisada inicialmente pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e, em seguida, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde terá decisão terminativa. Caso aprovada pela CCJ, a proposta será enviada diretamente para apreciação da Câmara dos Deputados, sem necessidade de passar pelo plenário do Senado.

Lei Henry Borel e o Pacote Antifeminicídio

A Lei Henry Borel foi sancionada em 2022 como uma resposta ao aumento da violência doméstica e familiar contra menores de idade no Brasil. Ela homenageia Henry Borel, um menino de 4 anos que foi assassinado em 2021, caso que ganhou repercussão nacional e gerou mobilização em torno da causa. A norma estabelece mecanismos específicos de proteção e acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de agressões em ambientes familiares.

Por sua vez, o Pacote Antifeminicídio, aprovado em 2024, promoveu mudanças importantes no Código Penal, aumentando penas para crimes praticados no contexto de violência de gênero. A legislação também endureceu a punição para o descumprimento de medidas protetivas concedidas a mulheres e ampliou as penalidades para delitos como lesão corporal, ameaças e crimes contra a honra cometidos contra mulheres.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Uma criança morreu, baleada na cabeça, durante um ataque de facção criminosa no bairro Cidade Continental, no Espírito Santo, na tarde deste domingo (24). Alice, de apenas 6 anos,...

Brasil

Uma criança de três anos morreu em um grave acidente de carro na manhã deste domingo (24), em Igarapé, Região Metropolitana de Belo Horizonte...

Política

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), o texto-base do novo Código Eleitoral (PLP 112/2021). A proposta segue...

Política

O PL 2.628/2022, aprovado pelo Senado em novembro de 2024, visa criar regras para plataformas digitais e ampliar mecanismos de proteção de crianças e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO