Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Bordado do Seridó é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial e Artístico pelo Governo do RN

Foto: Divulgação

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, sancionou, por meio de publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (23) a Lei que reconhece o “Bordado do Seridó” como Patrimônio Cultural Imaterial e Artístico do Estado do Rio Grande do Norte.

Leia também:
30ª Fiart começa nesta sexta-feira com exposição de 240 artesãos

Com a nova legislação, o Bordado do Seridó, manifestação cultural tradicional do interior potiguar, ganha oficialmente o status de patrimônio cultural, garantindo sua preservação e valorização como parte da identidade do povo do Rio Grande do Norte. O reconhecimento ocorre a partir do decreto sancionado pela Governadora Fátima Bezerra, que tem sido uma defensora do fortalecimento das culturas locais e do patrimônio histórico do Estado.

A Governadora destacou a importância desse reconhecimento para a valorização do artesanato regional e para o fortalecimento da cultura potiguar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O Bordado do Seridó é um dos maiores símbolos da nossa cultura. A sua técnica, transmitida de geração em geração, representa não apenas um modo de expressão artística, mas também um elo de união e identidade para o povo do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte. Com esta sanção, oficializamos nossa missão de proteger e preservar esse patrimônio imaterial, que é um verdadeiro orgulho do nosso Estado”, afirmou a Governadora.

O Bordado do Seridó é reconhecido por sua riqueza de detalhes, cores vibrantes e pela habilidade de seus mestres e artesãos, que mantêm viva essa tradição que remonta ao século XIX. A valorização do bordado vai ao encontro da política do Governo do Estado em promover o turismo cultural, o fomento ao artesanato local e o reconhecimento das diversas expressões artísticas potiguares.

A nova Lei entra em vigor imediatamente e reforça o compromisso da gestão estadual com a preservação da cultura e o desenvolvimento sustentável da economia criativa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

O Governo do Rio Grande do Norte lançou, nesta quinta-feira (3), a segunda etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, que contempla 664,8...

Economia

O Governo do Rio Grande do Norte aderiu, nesta quinta-feira (26), ao programa federal Luz para o povo, que garante energia gratuita para famílias...

Cidades

Mais um passo importante para a consolidação do Seridó como território de conservação ambiental, educação geocientífica e desenvolvimento sustentável. Nesta terça-feira (24), a governadora...

Justiça

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e o Governo do Estado assinaram, nesta segunda-feira (23), um Termo de Conciliação que...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO