Sem categoria

Natal vai receber comitiva francesa para parceria cultural sobre a história da Aeropostale

Foto: Joana Lima

A Prefeitura do Natal vai receber nesta sexta-feira (24) uma comitiva da cidade de Toulouse, na França, com os objetivos de estreitar laços com a diplomacia francesa no Brasil e resgatar a história da empresa de correio Aeropostale na capital potiguar. O prefeito Paulinho Freire vai recepcionar o grupo francês em uma cerimônia às 11h30, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

Leia também:
Bordado do Seridó é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial e Artístico pelo Governo do RN

Estão confirmados na representação francesa os membros da Associação Raid Aeropostale: Anissa Pecheux, Alexis Maloux e Thierry Maloux. Além deles, também virão a Natal a cônsul-adjunta da França em Recife, Elsa Sobra Noura, e o assessor de imprensa do Consulado, Wislen Muniz Nevoa.

Para o prefeito Paulinho Freire, o evento desta sexta ajuda a resgatar laços históricos e culturais que unem Natal e Toulouse. “Temos o total interesse em manter vivo todo o legado histórico proporcionado pela passagem da Aeropostale por nossa cidade e até ampliar a parceria cultural com a cidade de Toulouse”, afirma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para celebrar essa nova etapa de relações entre a capital potiguar e a cidade francesa, serão debatidos os termos de uma Carta de Intenções entre o prefeito, secretários do Município e a comitiva visitante. O formato será semelhante ao adotado em outras cidades que fazem parte da rede de sedes da Aeropostale. O grupo francês também tem agendada uma programação de visitas a locais que remetem à história da antiga empresa de aviação no Estado.

Sobre a Aeropostale

Criada por Pierre-Georges Latécoère em 1918, na cidade de Toulouse, na França, a empresa de correio aéreo desafiava todas as condições da época e fazia com que pilotos heroicos atravessassem as montanhas da França, o deserto do Saara e posteriormente as florestas e intempéries da América do Sul para entregar suas mensagens.

Sem contar a travessia do Oceano Atlântico, em 1930, que aconteceu justamente em Natal, onde o piloto Jean Mermoz, após quase 20 horas sobre o Atlântico, desceu sobre o rio Potengi. Somente no Brasil, a companhia possuiu 11 escalas, de Norte a Sul: Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas, além da base de hidroaviões em Fernando de Noronha.

Entre as escalas, Natal destacava-se por ser o ponto de chegada ao continente sul-americano e possuir base de hidroaviões. Seu pioneirismo não era falho: a cidade sempre foi palco privilegiado da história da aviação. A base da Aeropostale em Natal ajudou a integrar a cidade à rede global de transporte aéreo, aproximando o Nordeste brasileiro de mercados internacionais e promovendo o intercâmbio cultural e econômico.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em 1933, a Aéropostale fundiu-se com outras companhias aéreas (Air Orient, Société Générale de Transport Aérien, Air Union e a Compagnie Internationale de Navigation) para criar a Air France.

Notícias relacionadas

Entretenimento

O Axé Natal 2026 já desponta como um dos eventos mais aguardados do calendário festivo da capital potiguar e se consolida como a maior...

Cidades

O Parque Estadual Dunas do Natal lançou a programação do projeto De Férias no Parque, que acontece entre os dias 14 e 30 de...

Rio Grande do Norte

O Hemonorte convocou a população do Rio Grande do Norte para reforçar os estoques de sangue, que atingiram nível crítico nesta primeira semana de...

Educação

As inscrições para os cursos gratuitos do projeto Conectando Mulheres – Senac Code seguem abertas até o dia 10 de janeiro, no site do...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile