Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

FETRONOR destaca desafios e oportunidades para o transporte público em 2025

Foto: Divulgação

À medida que 2025 se inicia, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR reforça o compromisso com a inovação e a modernização do transporte público. Diante de desafios como a renovação da frota e a ampliação do transporte sustentável, a Federação destaca a importância de políticas públicas integradas e investimentos contínuos no setor – como os subsídios ao transporte público e pela implementação de faixas exclusivas e semi-exclusivas nas cidades.

Para a Federação, tais medidas são fundamentais para garantir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e sustentável, beneficiando diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Importância do subsídio e de faixas prioritárias

Em um contexto onde o transporte coletivo enfrenta desafios como o aumento dos custos operacionais e a necessidade de renovação da frota, a FETRONOR reforça que o subsídio governamental é essencial para equilibrar tarifas e assegurar a continuidade dos serviços. Além disso, a criação de corredores de ônibus e faixas exclusivas pode reduzir significativamente o tempo de deslocamento, tornando o transporte público mais atrativo e competitivo em relação ao transporte individual.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A priorização do transporte coletivo nas vias é uma solução direta para desafogar o trânsito e reduzir as emissões de carbono. Precisamos de políticas que garantam não apenas a manutenção do transporte público, mas também a sua modernização e expansão,” afirma Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR. “É fundamental que a sociedade compreenda que o subsídio não é para a empresa nem para o empresário, é sim para o cliente, para o passageiro. Isso existe no mundo inteiro – especialmente onde há transporte de qualidade – para que a tarifa não tenha um valor tão alto”, complementa.

A FETRONOR planeja intensificar o diálogo com gestores públicos e autoridades municipais e estaduais, apresentando estudos que comprovam os benefícios das faixas exclusivas e a necessidade de incentivos financeiros para o setor.

“A defesa por subsídios e a criação de faixas exclusivas não é apenas uma demanda do setor, mas uma necessidade da sociedade. Transporte público eficiente é sinônimo de cidades mais organizadas e acessíveis”, afirma o presidente.

A expectativa é que, com o apoio do poder público e da população, o transporte coletivo possa se consolidar como a principal alternativa para deslocamentos urbanos, contribuindo para a redução de congestionamentos e para uma mobilidade mais sustentável em 2025 e nos próximos anos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) e as empresas Trampolim da Vitória,...

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) iniciou, nesta semana, uma ação educativa voltada ao respeito à faixa exclusiva de ônibus. A primeira...

Natal

A Prefeitura do Natal anunciou nesta quarta-feira (11) uma série de novidades na estrutura do São João de Natal, que acontece neste fim de...

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) segue nesta semana com ação educativa “Faixa Exclusiva de Transporte Público”, com orientação e conscientização em diversos corredores...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO