As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam às 23h59 desta terça-feira (28). A edição do primeiro semestre de 2025 oferta mais de 338 mil bolsas.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em universidades privadas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni). É necessário logar na plataforma gov.br, com CPF e senha.
Pode se inscrever o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Confira o cronograma
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
- Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
- Resultado da lista de espera: 1º de abril
- Critérios para Participação
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Tenha cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
- o ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.
- o ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.
- Tenha cursado: