Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Parceria entre governos e Caixa acelera obras do PAC no Rio Grande do Norte

Foto: Humberto Sales

Uma iniciativa conjunta entre os governos federal e estadual, prefeituras municipais e Caixa Econômica Federal foi oficializada nesta quarta-feira (29), em Natal, com o objetivo de acelerar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Norte. A ação visa impulsionar projetos nas áreas de habitação, saneamento básico e mobilidade urbana, promovendo melhorias significativas para a população potiguar.

O evento, realizado na Escola de Governo, faz parte da primeira rodada de reuniões do programa #BotaPraAndar e contou com a presença do ministro das Cidades, Jáder Filho, além de representantes dos movimentos sociais e prefeitos de municípios como Parnamirim, Caicó, Currais Novos e Macaíba. Participaram ainda cidades com obras contratadas, mas com execução atrasada.

Expansão habitacional e de infraestrutura

Entre os investimentos anunciados estão 10 mil novas moradias para famílias de baixa renda através do programa Minha Casa Minha Vida, a implantação do Sistema Adutor Costa Branca, o esgotamento sanitário de Apodi e a conclusão do Pró-Transporte na Zona Norte de Natal.

“Estamos tratando de investimentos fundamentais para melhorar a vida da população nas áreas de mobilidade, habitação e saneamento. O Minha Casa Minha Vida voltou após anos de abandono. De 2017 a 2022, nenhuma unidade habitacional foi produzida no Rio Grande do Norte. Agora, conquistamos 10 mil novas moradias, sendo 3.200 já contratadas e em construção em municípios como Parnamirim e São Gonçalo do Amarante”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ela também ressaltou os investimentos em saneamento e mobilidade urbana. “Com a sensibilidade do presidente Lula e o trabalho do ministro Jáder Filho, conseguimos R$ 33 milhões para a terceira etapa do Pró-Transporte na Zona Norte de Natal, além de duas estações de tratamento para a nossa capital”, afirmou.

Entregas e expansão do programa

Durante a visita ministerial, o prefeito Lula Soares assinou contrato com a Caixa para a construção de 150 unidades habitacionais do empreendimento Parati 2000, em Assu. No final da tarde, Fátima Bezerra acompanhou o ministro na entrega de mais um residencial do Minha Casa Minha Vida em Mossoró.

O ministro Jáder Filho destacou o compromisso com o destravamento de obras paradas. “O #BotaPraAndar tem o intuito de liberar projetos essenciais para habitação, saneamento e mobilidade urbana, garantindo infraestrutura, bem-estar social e geração de empregos. Neste primeiro encontro no RN, estamos entregando 300 unidades habitacionais em Mossoró”, afirmou.

Para 2025, o Ministério das Cidades destinará 418 novas unidades habitacionais ao Rio Grande do Norte dentro das modalidades Entidades, Rural e Urbana do Minha Casa Minha Vida, subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ministério também habilitou 391 municípios de 24 estados para novos projetos habitacionais. No RN, as cidades beneficiadas serão Angicos, Apodi, Lajes, Monte Alegre, Patu e Santo Antônio, cada uma contemplada com 50 novas unidades.

Notícias relacionadas

Economia

O crescimento empresarial no Rio Grande do Norte marcou 2025 com um dos melhores desempenhos dos últimos anos. O estado encerrou o período com...

Economia

O Governo do Estado dá um passo inédito na modernização da gestão pública ao adotar, pela primeira vez no âmbito do Poder Executivo estadual,...

Cidades

Três acidentes com motocicletas registrados em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, mobilizaram o Corpo de Bombeiros Militar  (CBMRN) nesta...

Tecnologia

A dificuldade em diferenciar uma voz humana de um áudio criado por tecnologia tem aumentado o uso de voz clonada por inteligência artificial no...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO