Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Professores do RN aprovam indicativo de greve para a próxima terça-feira (25)

Foto: Divulgação/Sinte-RN

Os professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte aprovaram, nesta quarta-feira (19), o indicativo de greve em Assembleia Geral coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN). A categoria reivindica o pagamento integral do reajuste de 6,27% do Piso Salarial de 2025 e definiu nova Assembleia para a próxima terça-feira (25) quando a deflagração da greve será votada.

Leia também:
Ministério da Educação reajusta piso salarial de professores para R$ 4.867,77

Proposta e impasse com o governo

Durante a Assembleia, realizada em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, os trabalhadores também elaboraram uma contraproposta para que o reajuste seja implementado integralmente a partir de março. O documento será apresentado formalmente ao governo do estado.

A proposta inicial do governo, discutida em audiência na noite de 18 de fevereiro com mediação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), sugeria a implementação do piso para ativos e aposentados em duas etapas:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • 2% em março de 2025;
  • 4,27% em dezembro de 2025.

No entanto, a proposta não contemplava o pagamento de valores retroativos, o que gerou forte rejeição por parte da categoria. Apesar disso, os educadores reconheceram um avanço na garantia de aplicação do reajuste na carreira, com integridade e paridade, uma reivindicação histórica do SINTE-RN.

Caminho para a greve

Os professores decidiram manter o indicativo de greve como forma de pressionar o governo a atender não apenas o reajuste salarial, mas também outras demandas, como o pagamento dos retroativos dos pisos de 2023 e 2024 e a revisão do plano de cargos, carreira e remuneração dos profissionais da educação.

Durante a Assembleia, foi formada uma comissão de trabalhadores que acompanhará as negociações entre o SINTE-RN e o governo até a próxima reunião no dia 25 de fevereiro, quando a greve poderá ser oficialmente decretada caso não haja avanço nas tratativas.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Neste sábado (29), a morte da Thalyta Vitória gerou grande comoção entre familiares, amigos e demais pessoas que acompanharam sua história marcada por resistência...

Saúde

A retirada da medicação na Unicat provocou um cenário de caos na manhã deste sábado (29), em Natal. Desde cedo, a unidade registrou superlotação,...

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta sexta-feira (28), uma mulher de 42 anos suspeita de praticar cripto estelionato em Natal....

Natal

Dois homens foram resgatados após um afogamento na Praia de Areia Preta, em Natal, na tarde desta sexta-feira (28). Eles saltaram das rochas e...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO