Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Senado aprova reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência doméstica

Plenário do Senado Federal | Divulgação/Agência Senado

Mulheres que perderam os dentes ou tiveram fraturas faciais durante agressões domésticas terão direito à reconstrução dentária pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi aprovada pelo Senado na terça-feira (11), e segue à sanção presidencial.

Segundo os parlamentares, o texto cria o chamado “Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”. As intervenções odontológicas, feitas gratuitamente e com prioridade, incluem procedimentos de emergência, como o controle de hemorragias, o tratamento de infecções e a redução de fraturas.

Dependendo do caso, também podem ser necessárias cirurgias complexas para a consolidação óssea e a colocação de próteses dentárias. Outros procedimentos cirúrgicos e plásticos podem ser indicados para restaurar o sorriso das vítimas.

O objetivo é amenizar tanto os impactos físicos como psicológicos causados nas vítimas devido à violência. “Na violência doméstica, na grande maioria, eles usam a face, que é uma maneira de destruir a mulher. Normalmente, as lesões são graves e precisam de recuperação”, pontuou a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que é médica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O mesmo foi dito pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), que lembrou que pediu urgência por parte do Ministério da Saúde para regulamentação do projeto.

Aumento da violência doméstica no Brasil

Uma pesquisa Datafolha mostrou que 37,5% das mulheres brasileiras (21,4 milhões) sofreram algum tipo de agressão nos últimos 12 meses. O número é o maior da série histórica da pesquisa “Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil”, iniciada em 2017, e 8,6 pontos percentuais acima do resultado da última publicação, de 2023.

Dos casos, 67% foram praticados pelo parceiro ou ex-parceiro íntimo da vítima. Os dados mostram ainda que nove em cada 10 mulheres (equivalente a 91,8% das vítimas) foram agredidas na presença de terceiros, como amigos ou conhecidos (47,3%), filhos (27%), outros parentes (12,4%) ou pessoas desconhecidas (7,7%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

A Justiça condenou um homem por violência doméstica contra sua companheira. Os fatos aconteceram em novembro de 2022, no Município de São Pedro, interior...

Brasil

No Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, neste domingo (27), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, mostra que o...

Polícia

Policiais civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau cumpriram, na manhã desta segunda-feira (31), um mandado de regressão cautelar, expedido pelo Poder Judiciário,...

Brasil

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), o projeto de lei que determina o uso obrigatório tornozeleira eletrônica para monitoramento de acusados de violência doméstica...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO