Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Anvisa alerta sobre risco de botulismo pelo uso inadequado de botox

Anvisa suspende comercialização de lote de glicose e radiofármacos após identificação de desvio de qualidade e falhas em boas práticas de fabricação.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para profissionais de saúde e pacientes sobre os riscos da aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, causar botulismo. O botox é normalmente usado para fins estéticos e terapêuticos. Por isso, a orientação do órgão é que os procedimentos sejam realizados por profissionais habilitados, em locais autorizados pela vigilância sanitária e com medicamentos devidamente registrados.

A medida foi anunciada após a Agência receber duas notificações recentes de casos de botulismo relacionados ao uso da toxina botulínica. A Anvisa revisou dados internacionais e solicitou que as empresas atualizem as bulas dos produtos, incluindo o alerta de que a toxina pode afetar áreas distantes do local da injeção, provocando sintomas graves de botulismo. Segundo a professora de Dermatologia do Centro Universitário São Camilo, Andrea Castanheiro da Costa, uma das possibilidades do botox provocar botulismo é a quantidade excessiva e aplicação irregular.

O botulismo é uma doença grave, não contagiosa, causada pela toxina da bactéria que ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia muscular. Os sintomas variam conforme o tipo de botulismo (alimentar, intestinal ou por ferimentos), sendo os mais comuns:

  • Neurológicos: visão turva ou dupla, pálpebras caídas, dificuldade para engolir, boca seca e fraqueza muscular progressiva, podendo afetar a respiração.
  • Gastrointestinais: náuseas, vômitos, diarreia (no botulismo alimentar) e prisão de ventre (no botulismo intestinal, mais comum em crianças).
  • Outros: dores de cabeça, tontura, sonolência e febre (no botulismo por ferimentos).

Em casos graves, o botulismo pode causar paralisia muscular generalizada e até a morte. O tratamento imediato com antitoxina botulínica é essencial para neutralizar a toxina no sangue e prevenir a progressão da doença.

Caso apresente sintomas como dificuldade para engolir, falar ou respirar, é fundamental procurar atendimento médico ou pronto-socorro imediatamente. Informe aos profissionais de saúde sobre qualquer aplicação recente de toxina botulínica e tenha em mãos os dados do medicamento, se possível.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Saúde

O câncer segue como uma das principais causas de mortalidade no país. Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou cerca de 705 mil casos,...

Brasil

As mortes provocadas por acidentes de motocicleta no Brasil passaram de 3% no fim dos anos 1990 para quase 40% em 2023, segundo estudo divulgado...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assina nesta quarta-feira (26) um Termo de Compromisso com o Instituto Butantan, etapa necessária para concluir o processo de registro da vacina nacional de dose...

Brasil

A Expresso Guanabara foi eleita, nesta terça-feira (25), a melhor empresa na categoria “Transporte Rodoviário de Passageiros” no Prêmio Maiores do Transporte e Melhores...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO