Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Projeto na ALRN propõe renomear Ponte Newton Navarro para Ponte Wilma de Faria

Foto: Reprodução/DNIT

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está analisando um projeto de lei que propõe a mudança do nome da Ponte Newton Navarro, em Natal, para Ponte Wilma de Faria. A iniciativa é de autoria do deputado Coronel Azevedo (PL) e tem gerado debates entre parlamentares e representantes da cultura potiguar.

Leia também:
São José do Mipibu é reconhecida como “Terra dos Engenhos” pela Assembleia Legislativa do RN

A ponte, que conecta as Zonas Leste e Norte da capital potiguar atravessando o Rio Potengi, foi inaugurada em 2007, durante a gestão da então governadora Wilma de Faria, falecida em 2017. O nome de Newton Navarro, renomado escritor, poeta e pintor potiguar falecido em 1992, foi escolhido para batizar a estrutura a partir de um apelo de diversas entidades culturais, incluindo a Academia de Letras e o Instituto Histórico do estado.

Durante a sessão desta terça-feira (18), o deputado estadual Hermano Morais (PV) manifestou-se contrário à proposta, reconhecendo a importância política de Wilma de Faria, mas criticando a retirada do nome de Newton Navarro. “Essa homenagem à ex-governadora é justa, mas não deve acontecer às custas de outra personalidade que também tem grande relevância para a história do estado”, afirmou Hermano, destacando que a própria Wilma foi responsável por nomear a ponte em homenagem ao artista.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Hermano revelou que recebeu em seu gabinete, ao lado do deputado José Dias (PL), representantes da cultura potiguar que participaram da escolha do nome Newton Navarro para a ponte. Diante disso, fez um apelo para que o deputado Coronel Azevedo retire a proposta. “Caso a proposta seja mantida, não votarei a favor, por considerar essa mudança injusta”, ressaltou.

Em resposta, Coronel Azevedo argumentou que a ponte simboliza “a garra e a determinação da mulher potiguar”, sendo um projeto que Wilma de Faria idealizou quando era prefeita e concretizou como governadora. O deputado também afirmou ter protocolado outro projeto para denominar a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte como Palácio da Cultura Newton Navarro, buscando manter a homenagem ao artista em um espaço dedicado à história cultural e às artes plásticas.

A deputada Isolda Dantas (PT) também se posicionou contra a proposta de alteração do nome da ponte, prestando solidariedade aos deputados Hermano Morais e José Dias, bem como à Comissão de Representantes da Cultura presentes na sessão. “Tenho certeza de que a ex-governadora Wilma de Faria não concordaria com essa mudança”, afirmou.

O projeto ainda passará por discussão e votação na Assembleia Legislativa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Natal

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal segue acompanhando a situação das vias da cidade após as recentes chuvas, por meio de agentes...

Cidades

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (12), uma reunião ordinária na qual deu...

Política

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou cinco novas leis com foco em inclusão social, cidadania e valorização cultural. As normas, propostas por...

Política

A Câmara Municipal de Natal havia aprovado um projeto de lei que concedia aos servidores públicos municipais o direito a um dia de ausência...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO