A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pela oitava vez consecutiva no World Happiness Report. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (20), é baseado em três indicadores de bem-estar – avaliações de vida, emoções positivas e emoções negativas –, que são descritos pelos próprios moradores das 147 nações pesquisadas.
Os países nórdicos lideram o top 3, com Dinamarca (2º lugar) e Islândia (3º) ao lado da Finlândia. Costa Rica (6º) e México (10º) entraram no top 10 pela primeira vez, enquanto os Estados Unidos caíram para sua posição mais baixa no ranking (24º).
O Brasil, por sua vez, subiu oito posições e alcançou a 36ª colocação. Em relação a 2024, o país superou o Chile (que caiu do 38º para o 45º lugar), tornando-se a segunda nação sul-americana mais bem colocada no ranking, atrás apenas do Uruguai (29º).
Segundo os pesquisadores, o relatório deste ano concluiu que as pessoas são mais pessimistas onde não há gentileza. Uma das descobertas foi sobre o número de refeições feitas com companhia, que demonstrou um grande impacto na percepção de bem-estar das pessoas. Lares com quatro a cinco pessoas também estão entre os mais felizes.
Veja os 20 países mais felizes do mundo:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia
