A Receita Federal começa a receber, nesta terça-feira (1º), a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 – ano-base 2024. O modelo, disponível para pessoas com conta gov.br de nível prata ou ouro, deve responder por 57% das 46,2 milhões de declarações previstas para este ano.
A declaração pré-preenchida pode ser encontrada no site da Receita ou aplicativo Meu Imposto de Renda. Nela, são carregadas automaticamente informações de rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais do contribuinte, o que minimiza erros na hora de digitação. Informações adicionais e atualizações, por sua vez, devem ser preenchidas pelo próprio contribuinte.
Uma das novidades da ferramenta esse ano são as informações sobre contas bancárias no exterior, tanto tradicionais quanto de fintechs – enviadas à Receita pelos países estrangeiros. Também fica suspensa a obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como título de eleitor, por exemplo. Aqueles que optarem pelo modelo, ainda terão preferência na hora de receber a restituição.
