O número de furtos e roubos de celulares no Rio Grande do Norte apresentou uma queda significativa nos últimos meses. Dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) apontam uma redução de 12,8% nos furtos e 28,2% nos roubos, que são crimes caracterizados pelo uso de violência ou ameaça.
Leia também:
Polícia Civil entrega 32 celulares furtados e roubados em Caicó
A queda nos índices, segundo a SESED, está diretamente ligada ao fortalecimento da atuação das forças de segurança e à implementação do programa Celular Seguro, que já mostrou resultados expressivos no estado. O modelo, inspirado em um projeto bem-sucedido do Piauí, conta com uma parceria entre operadoras de telefonia, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário.
Como funciona o programa Celular Seguro?
Desde que o RN aderiu ao sistema, em agosto de 2023, as polícias Civil e Militar já recuperaram 928 aparelhos celulares roubados ou furtados. Apenas no primeiro trimestre deste ano, 335 dispositivos foram devolvidos aos seus legítimos donos.
Uma das principais estratégias do programa é o envio de mensagens diretas aos usuários que estão com celulares adquiridos de forma irregular. Em dezembro de 2023, por exemplo, a Polícia Civil identificou 370 pessoas que possuíam aparelhos com registro de furto ou roubo. Dessas, pelo menos 200 compareceram à delegacia e devolveram os dispositivos.
O processo de recuperação continua em andamento, e novas intimações estão sendo preparadas. Quem recebe a notificação deve comparecer à Polícia Civil em até dois dias para prestar esclarecimentos e devolver o aparelho. Caso contrário, pode enfrentar sanções legais, incluindo a responsabilização por receptação qualificada, crime que prevê pena de reclusão de até oito anos.
Intimações pelo WhatsApp
A Polícia Civil realiza as notificações através do seu canal oficial no WhatsApp pelo número (+55 800 729 4593). Os intimados devem se apresentar na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), em Natal, onde são ouvidos e realizam a entrega dos aparelhos.
Os celulares recolhidos são devolvidos aos legítimos proprietários, de acordo com as diretrizes da legislação vigente. A SESED reforça que a colaboração da população é essencial para o sucesso do programa, e orienta que aparelhos de origem duvidosa não sejam comprados.
Celular Seguro: proteção contra roubos e golpes
O Celular Seguro é um sistema nacional que permite que os usuários cadastrem seus números e, em caso de furto, roubo ou perda, realizem o bloqueio imediato do aparelho e de aplicativos financeiros.
Além do Rio Grande do Norte, outros estados aderiram ao programa, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. A ferramenta está disponível via site e aplicativo para os sistemas Android e iOS.
Uma funcionalidade importante do sistema é a possibilidade de indicar “pessoas de confiança”, que podem acionar o alerta caso o titular do celular esteja impossibilitado de fazê-lo.
Denúncias podem ser feitas anonimamente
Para combater o roubo e furto de celulares no estado, a SESED incentiva a população a denunciar crimes dessa natureza pelo Disque Denúncia 181, garantindo sigilo absoluto.
