A resposta do Brasil ao “tarifaço” de Donald Trump e às barreiras da União Europeia pode estar a caminho. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado analisa nesta terça-feira (1º) o projeto de lei da Reciprocidade Econômica, que permitirá ao governo brasileiro adotar medidas de retaliação comercial contra países que impuserem barreiras a produtos nacionais.
A proposta, que vem sendo discutida desde 2023, ganhou ainda mais força com o aumento das tensões comerciais envolvendo os Estados Unidos.
O projeto foi criado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) e depois passou pelas mãos da relatora Tereza Cristina (PP-MS), que deu uma turbinada no texto.
No começo, ele era focado em barrar as regras ambientais impostas pela União Europeia ao agronegócio brasileiro, como as restrições à carne e à soja de áreas desmatadas.
Diante da nova realidade comercial, o projeto foi reformulado e ganhou mais alcance para servir como um instrumento de defesa contra qualquer tipo de barreira econômica.
A relatora Tereza Cristina garante que o objetivo não é criar conflitos comerciais, mas sim proteger os produtos brasileiros.
SBT News
