Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Donald Trump anuncia tarifa de 10% para produtos do Brasil

Foto: Reprodução

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 10% para produtos do Brasil. A medida faz parte do que o governo norte-americano chama de ‘Dia da Libertação’.

Leia também:
Senado vota projeto da Reciprocidade Econômica em meio ao “tarifaço” de Trump

Utilizando um quadro, Trump também anunciou tarifas para outros 22 países, além de União Europeia e Reino Unido. Camboja e Vietnã foram os países afetados com as maiores taxas, 49% e 46% respectivamente.

“Vocês viram os números desproporcionais e injustos”, disse Trump após mostrar o gráfico em que a grande maioria dos países impõe tarifas mais altas do que as americanas. “É um tipo de reciprocidade, não uma reciprocidade total”, argumentou, acusando as demais nações de trapacear em relação ao comércio com os Estados Unidos. “Vamos reconstruir nossa economia”, reforçou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Os contribuintes foram enganados por mais de 50 anos”, afirmou. “Mas isso não vai mais acontecer”.”Estamos, finalmente, colocando a América em primeiro lugar”, completou.

O anúncio é chamado de “Dia da Libertação” porque, segundo Trump, libertará os EUA de produtos estrangeiros. As novas tarifas também são uma tentativa de impulsionar a manufatura nos EUA e punir outros países por aquilo que Trump afirmou serem anos de ‘práticas comerciais injustas’. No entanto, segundo a avaliação da maioria dos economistas, essa medida arriscada ameaça levar a economia a uma recessão e prejudicar alianças de longa data. A medida se soma à recente aplicação de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nos EUA, independentemente do país de origem.

Diversos países já afirmaram que irão retaliar as tarifas impostas. É o caso da União Europeia. Em discurso nesta semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE tem “um plano forte” para revidar contra os EUA.

Aqui no Brasil, o Senado Federal aprovou o projeto de lei da reciprocidade que autoriza o Brasil a adotar sanções a países que imponham barreiras comerciais ou ambientais excessivas. Vários outros países, como Canadá, México, China, Japão e Coreia do Sul, também afirmaram ter planos de retaliação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em rede social no sábado (16) em que aparece plantando uvas no Palácio do...

Mundo

Líderes europeus apoiam Zelensky em uma reunião decisiva com Donald Trump, nesta segunda-feira (18), na Casa Branca. O encontro acontece em meio à pressão...

Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, surpreendeu ao declarar que está disposto a encerrar a guerra na Ucrânia. Putin diz que aceita negociar o...

Mundo

Na sexta-feira (15), os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin encerraram encontro no Alasca sem fechar um acordo para o cessar-fogo na Ucrânia. Apesar...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO