Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

STF proíbe revistas vexatórias e determina uso de scanners corporais em presídios

Foto: STF | Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a revista íntima vexatória nos presídios brasileiros. O julgamento encerrado nesta quarta-feira (2) discutiu que sobre a legalidade da medida que visava evitar a entrada de drogas, armas e celulares para garantir a segurança nas prisões.

Leia também:
Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido de prisão contra Bolsonaro

De acordo com os ministros, o procedimento feito de forma vexatória é inadmissível, especialmente quando envolve desnudamento ou exames invasivos, por submeter os visitantes a uma situação humilhante.

Também ficou definido que provas obtidas por meio desse tipo de revista são ilícitas, menos se houver decisão judicial específica autorizando a medida, além do uso de tecnologias, como scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O STF estipulou o prazo de 24 meses para que todos os presídios instalem os equipamentos, que devem ser comprados ou locados pelos Estados e União, por meio dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Será possível impedir a realização da visita, de forma fundamentada e por escrito, em caso de fortes indícios de que o visitante esteja ocultando itens proibidos, como drogas, armas e outros objetos perigosos no corpo.

Os indícios devem ser baseados em elementos concretos e verificáveis, como relatórios, denúncias de fontes confiáveis ou comportamentos suspeitos.

Excepcionalmente, na impossibilidade ou inefetividade dos aparelhos e havendo concordância do visitante, a revista íntima pode ser realizada, desde que em local adequado e por pessoas do mesmo gênero, preferencialmente profissional de saúde em caso de desnudamento e exame invasivo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O agente público ou profissional de saúde que cometer excessos ou abuso deverão ser responsabilizados.

SBT News

Notícias relacionadas

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF), por 10 votos a 1, derrubou a liminar concedida pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso, que autorizava enfermeiros e técnicos...

Justiça

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (24) para declarar inconstitucional a regra da reforma da Previdência de 2019...

Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (23) maioria de votos para manter a regra da Corte que permitiu nomeações de parentes para...

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se pais integrantes de união homoafetiva podem ter direito à licença-maternidade, com base no princípio da isonomia....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO