A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN), realiza, neste sábado (5) o “Abril Verde no Parque”. A ação acontece no Parque Ecológico de Capim Macio, das 8h às 12h, oferecendo diversos serviços de saúde, convidando a população a abandonar o comportamento sedentário e estimular a criação de hábitos mais saudáveis. O evento é aberto ao público.
Leia também:
Coletivo de Sebos do RN homenageia Jácio Torres e anuncia a volta da Feira de Livros da UFRN
No Brasil, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial da Saúde fez um alerta de que, até 2030, 500 milhões de pessoas podem desenvolver doenças cardíacas, obesidade ou outras condições atribuídas à inatividade física.
“A prática de atividades físicas traz diversos benefícios para as pessoas, como a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e de doenças crônicas como diabetes, pressão alta e doenças do coração; além de melhorar a disposição e a qualidade de vida. Essa ação vem com o intuito de reforçar a importância dos exercícios”, explicou Sheyla Duarte, responsável técnica pelo Núcleo de Educação Física da SMS Natal, convidando a população a participar do evento.
Durante a manhã, vão ser ofertados aula de dança, alongamento, caminhada orientada, treino funcional, além de massagem e de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jiqui também estará presente na ação realizando aferição da pressão arterial (PA) e de glicemia.
O evento acontece em alusão à Campanha Abril Verde: Mês de Combate ao Sedentarismo, data criada para intensificar atividades do Dia Mundial da Atividade Física (lembrado em 6 de abril) e do Dia Mundial da Saúde (celebrado no dia 7 de abril). A campanha busca incentivar às práticas que estimulem a qualidade de vida através de atividades físicas e de combate ao comportamento sedentário, que trarão benefícios à saúde física, mental e social.
