Desde a última sexta(4) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está informando aos clubes participantes, o adiamento do início da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Inicialmente marcada para os dias 12 e 13 de abril, a competição começará agora no fim de semana seguinte, nos dias 19 e 20.
Segundo a entidade, a mudança no calendário foi motivada por dois fatores principais: a falta de preparação de algumas equipes participantes, que ainda estão na reta final dos campeonatos estaduais, e a situação de estádios que ainda não foram liberados para receber partidas da Série D.
De acordo com a CBF, diversos estádios ainda não possuem os laudos técnicos exigidos para a realização dos jogos, o que impossibilita a realização da rodada de abertura na data inicialmente prevista.
Com o novo cronograma, a CBF espera que os clubes tenham mais tempo para ajustar seus elencos e regularizar pendências, além de garantir que todos os estádios estejam devidamente autorizados e aptos a receber os confrontos da competição nacional.
A Série D contará com 64 clubes de todas as regiões do país e seguirá com seu formato tradicional, com uma primeira fase em grupos regionais, seguida por mata-matas até a definição dos quatro clubes que conquistarão o acesso à Série C de 2026.
Do blog
Cinversei no domingo (6) com José Vanildo, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, Vitor Arteiro, CEO do América e com Lupércio Segundo, CEO do Santa Cruz e os três disseram a mesma coisa, que até aquele momento não haviam recebido nenhuma informação da CBF.
Lupércio disse que apesar da falta de informação oficial acreditava em um possível adiamento ” a CBF ainda não reuniu o Conselho Técnico da competição, os clubes não tem conhecimento sequer da logistica da D. O adiamento não seria surpresa”.
O adiamento não causaria maiores problemas para a sequência da competição.
