Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Pacientes renais na Páscoa: como curtir os sabores da data sem riscos à saúde

A alimentação na Páscoa, tradicionalmente marcada pelo consumo de peixes e doces, pode ser um desafio para pacientes renais. É preciso equilibrar a celebração com cuidados específicos para evitar sobrecarga nos rins.
Alimentos como bacalhau, chocolate e embutidos podem trazer riscos devido ao excesso de sódio, potássio e fósforo – minerais que, quando consumidos sem orientação nutricional, podem causar retenção de líquidos e desequilíbrios cardiovasculares.

Os perigos escondidos no prato:
  • Sódio: presente no bacalhau e sardinha, o excesso de sal eleva a pressão arterial e causa retenção de líquidos, sobrecarregando os rins e aumentando o risco de inchaço e problemas cardiovasculares.
  • Potássio: chocolates ao leite, castanhas e frutas secas contêm potássio. Quando os rins estão comprometidos, a dificuldade em eliminar esse mineral aumenta o risco de arritmias.
  • Fósforo: peixes, frutos do mar, embutidos, ingredientes industrializados utilizados em sobremesas, refrigerantes e temperos industrializados são fontes de fósforo, mineral que, quando consumido em quantidade elevada, enfraquece os ossos e endurece os vasos sanguíneos.
Como ter uma refeição segura?

Thays Mortaia, coordenadora de nutrição da DaVita Tratamento Renal, destaca cuidados e alternativas para uma dieta saudável e saborosa, sem abrir mão da celebração.

“Opte por peixes frescos grelhados, como tilápia, linguado ou pescada, temperados com ervas frescas e limão. Para quem não abre mão do bacalhau, é possível reduzir o teor de sódio com o processo de dessalga, que consiste em deixar o peixe de molho em água por 48 horas, trocando a água a cada 8 horas”, explica a especialista.
Para acompanhamento, prefira arroz branco, cuscuz e vegetais com baixo teor de potássio. “Molhos e temperos caseiros, feitos com ervas frescas, alho, cebola, alecrim, tomilho, cebolinha e azeite, são sempre as melhores opções”, recomenda Thays.

Para a sobremesa, a coordenadora alerta sobre o chocolate ao leite. “Uma boa alternativa é trocar o chocolate por mousse de frutas ou gelatina decorada com morangos”, sugere. “Uma pequena porção de chocolate amargo 70% pode ser incluída”.

Mortaia também ressalta a importância de controlar as porções e a hidratação. “Pacientes em restrição hídrica devem evitar sopas e bebidas em excesso. Prefira pratos balanceados e converse com seu nutricionista para ajustes personalizados, de acordo com o estágio da doença e exames recentes”, finaliza.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Páscoa não precisa ser sinônimo de privação. Com criatividade e orientação profissional, pacientes renais podem celebrar a data com segurança e prazer à mesa.

Fonte: Guia Viver Bem

Notícias relacionadas

Mundo

Nesse sábado (21), Cristina Kirchner foi internada no Hospital Otamendi, em Buenos Aires, após relatar fortes dores abdominais. Segundo informações confirmadas pelo jornal Clarín,...

Saúde

A cidade de Parnamirim viveu um marco histórico com o lançamento oficial da Liga Parnamirim, ocorrido nessa sexta-feira (19). A nova unidade da Liga...

Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo marco regulatório para o registro e a notificação de medicamentos fitoterápicos, abrindo caminhos para...

Saúde

Beber chá de hibisco todos os dias pode ter efeitos positivos para a saúde, mas, assim como qualquer alimento ou bebida, mesmo sendo natural,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO