O programa Celular Seguro começou a enviar notificações a aparelhos com alerta de bloqueio emitido por roubo, furto ou perda. A partir de agora, as mensagens serão encaminhadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 – perfis verificados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) –, assim que um novo chip for instalado nos celulares com restrição.
Aqueles que receberem a mensagem, que informará a existência do alerta de bloqueio, deverão acessar o site do Celular Seguro para receber as orientações necessárias. Em seguida, será preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação e apresentar a nota fiscal do aparelho. Se a pessoa não tiver como comprovar ser dona do celular, o aparelho deverá ser devolvido.
“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, explica o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Celular Seguro: saiba como ativar alerta em caso de roubo ou furto
Como consultar
O Cadastro Nacional de Celulares com Restrição pode ser utilizado por qualquer usuário para consultar se o aparelho que está comprando possui registro de roubo, furto ou extravio. Para a consulta, é preciso escolher tal opção no aplicativo Celular Seguro e informar o IMEI do aparelho – que é o número de identificação com 15 dígitos que cada aparelho tem de fábrica.
Para saber o número, basta digitar no teclado numérico do aparelho a ser consultado o código *#06#. Em seguida, aparecerá o IMEI do telefone, além de um código de barras, que pode ser escaneado pelo outro aparelho. Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela do celular.
