A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta semana a entrega de 200 computadores para 25 escolas da rede pública da capital potiguar. A solenidade aconteceu na Escola Monsenhor Joaquim Honório, no bairro das Quintas, e contou com a presença do prefeito Paulinho Freire, da vice-prefeita Joanna Guerra, além de alunos, educadores, diretores e jornalistas.
Durante o evento, o prefeito fez um balanço das ações voltadas à educação municipal neste início de gestão e destacou o objetivo de combater a exclusão digital nas escolas. Os novos computadores, que formarão laboratórios de informática com 10 máquinas por unidade, são fruto do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC/IAPS) de Fortaleza (CE).
“A chegada desses equipamentos vai permitir que os alunos realizem pesquisas e trabalhos com mais facilidade, além de ajudar a tornar nossas escolas mais atrativas. Queremos diminuir a evasão escolar com ar-condicionado nas salas, merenda de qualidade, dignidade para os estudantes e valorização dos professores”, afirmou Paulinho Freire.
Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso com a melhoria dos indicadores educacionais do município, citando ações já implementadas, como:
- Entrega de fardamento escolar (prevista para logo após a Semana Santa)
- Reajuste salarial para os professores
- Parceria com o Instituto Ayrton Senna para elevar os índices do IDEB
- Fila de matrículas totalmente zerada
- Melhoria da qualidade da merenda escolar
Acompanhado da aluna Sara, do 2º ano, o prefeito ouviu dela pedidos por melhorias pontuais na escola e determinou que providências fossem tomadas de imediato.
Sustentabilidade e economia circular
Além da inclusão digital, o projeto prevê também a gestão sustentável de resíduos eletrônicos, promovendo o reaproveitamento de equipamentos antes considerados inservíveis. A iniciativa segue princípios da economia circular, com apoio de órgãos públicos e entidades da sociedade civil na coleta de materiais.
O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, também destacou os avanços na área e reforçou que o ano de 2025 será marcado como o “Ano da Educação em Natal”. Ele ressaltou a importância da participação ativa dos professores, alunos e da equipe da SME para o alcance das metas.
“Nosso desafio de melhorarmos na classificação do IDEB será cumprido com o esforço de todos”, declarou Aldo.
Próximas entregas
A gestão municipal já planeja a entrega de mais 500 computadores até o final do ano, ampliando o benefício para quase toda a rede de ensino da cidade.
