O prefeito de Natal, Paulinho Freire, fez um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão à frente da Prefeitura, em entrevista concedida ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, nesta quarta-feira (9). Em conversa com a apresentadora Micarla de Sousa, o gestor destacou conquistas nas áreas de educação, saúde, segurança, mobilidade e turismo, além de parcerias estratégicas e ações voltadas ao bem-estar da população.
Fila zero nas creches: prioridade cumprida
Um dos principais compromissos de campanha de Paulinho Freire — acabar com a fila de espera nas creches municipais — foi atingido, segundo ele, ainda nos primeiros dias de mandato.
“Satisfação enorme de zerar as filas nas creches. Desde o primeiro dia que nós assumimos, isso era um compromisso que nós tínhamos e, graças a Deus, cumprimos. Hoje, existem até vagas sobrando”, afirmou.
Paulinho ressaltou que o impacto da ação vai além da educação infantil, pois possibilita que mães e famílias possam trabalhar com mais tranquilidade. “Você não está atendendo só a criança, está atendendo a família, principalmente as mulheres que não podiam trabalhar porque não tinham onde deixar o filho”, explicou.
Ainda na educação, a Prefeitura está investindo na climatização de 100% das escolas da rede e na melhoria da merenda escolar, agora com mais qualidade. O fardamento escolar será entregue a partir da Semana Santa.
Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a gestão também firmou um novo termo para fortalecer o desempenho da Rede Municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Valorização do servidor
Outro destaque do balanço é o reajuste salarial para os servidores: 6,27% para professores da rede municipal e 12,88% para os servidores do plano geral.
“Valorizando o servidor, ele estando satisfeito, vai ter mais rendimento no trabalho e a gente vai conseguir trazer mais satisfação para as pessoas que necessitam dos serviços da Prefeitura”, afirmou Paulinho.
Saúde com foco em eficiência
Na área da saúde, a Prefeitura realizou um mutirão de colonoscopias durante o Março Azul e está implementando um software de gestão nas UPAs para melhorar o atendimento e reduzir filas de exames e consultas.
Paulinho destacou ainda o esforço para organizar a rede de atenção básica, com o objetivo de aliviar a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento e hospitais.
“A saúde do município gasta muito, mas gasta sem eficiência. Estamos reorganizando com o secretário Geraldo Pinho para oferecer um serviço melhor”, explicou.
Mais segurança com iluminação e drenagem
Na segurança pública, mais de 25 mil lâmpadas de LED foram instaladas em Natal, com foco especial nas zonas Norte e Oeste. O trabalho de poda de árvores e limpeza das lagoas de captação também ganhou destaque como medida preventiva contra os transtornos causados pelas chuvas.
“A drenagem de Natal estava 95% obstruída. Hoje, a água escoa rapidamente. Estamos trabalhando todos os dias na limpeza das galerias”, relatou.
A Prefeitura também utiliza robôs de vídeo inspeção para identificar e resolver problemas na rede de drenagem, o que tem reduzido significativamente os pontos de alagamento.
Carnaval e São João em Natal
O Carnaval 2025 gerou mais de R$ 196 milhões em negócios, segundo o Instituto Fecomércio RN. Apesar do sucesso, Paulinho ressaltou que a festa não foi prioridade no início da gestão.
“Nossa prioridade era zerar as filas das creches. Só depois disso, organizamos o Carnaval”, disse.
Com novos polos de atrações, como no Ginásio Nélio Dias e na recém-criada Avenida da Alegria, o prefeito já planeja uma festa mais estruturada para o próximo ano, com maior participação da iniciativa privada.
Sobre o São João, Paulinho informou que a programação será lançada após a Semana Santa e contará com atrações nas zonas Norte, Oeste e na Arena das Dunas.
Urbanização e turismo em Ponta Negra
A gestão também avançou nas ações em Ponta Negra, com a retirada dos rodolitos e enfrentamento aos alagamentos. Paulinho destacou a importância da engorda da praia para o fortalecimento do turismo e anunciou uma chamada pública para o processo de urbanização da orla.
“Eu sou um entusiasta da engorda, porque sei o quanto isso está rendendo no turismo, no emprego e na renda da população”, afirmou.
Transporte público e Hospital Municipal
Entre as próximas metas da gestão, Paulinho destacou a realização da licitação do transporte público — com expectativa de lançamento até setembro ou outubro — e a entrega da primeira fase do Hospital Municipal de Natal, prevista para agosto. Antes mesmo da conclusão da unidade, será instalado um Centro de Imagem 24h para ampliar o acesso a exames.
“Os serviços de saúde precisam chegar a quem mais precisa, quem não tem plano de saúde”, reforçou.
Relação com o Governo do Estado
Por fim, o prefeito comentou sobre a relação institucional com a governadora Fátima Bezerra (PT), afirmando que mantém boa interlocução com o Governo do Estado em busca de parcerias para o desenvolvimento da capital.
