Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Deputados do RN assinam urgência do PL que anistia envolvidos no 8 de janeiro

Foto: Reprodução/Montagem/Ponta Negra News

Os deputados federais Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Benes Leocádio (União Brasil), todos do Rio Grande do Norte, estão entre os 262 parlamentares que assinaram o requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

Leia também:
STF condena potiguar por atos antidemocráticos no dia 8 de janeiro

O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (14) pelo líder da bancada do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Segundo o parlamentar, a solicitação de urgência foi uma resposta à suposta pressão do governo sobre deputados para que retirassem suas assinaturas do documento.

“Acabo de dar entrada ao requerimento de urgência do PL da Anistia, com 264 assinaturas, devido às notícias recebidas de que o governo está pressionando os deputados a retirar assinaturas”, afirmou Sóstenes. Posteriormente, o número foi corrigido para 262, após a invalidação de duas assinaturas — a dele próprio e a do deputado tenente Zucco (PL-RS).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O requerimento de urgência tem como objetivo permitir que o projeto pule as etapas nas comissões e seja levado diretamente ao plenário da Câmara dos Deputados. A decisão agora está nas mãos do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pode ou não pautar o tema para votação.

Entre os signatários do documento estão deputados de partidos que integram a base do governo e que possuem ministérios, como o União Brasil, PP e PSD. Do União Brasil, por exemplo, 40 dos 59 deputados assinaram o requerimento. No PP, foram 35 de 48, e no PSD, 23 de 44.

O texto do projeto ainda não foi divulgado em detalhes, mas se aprovado, pode beneficiar centenas de pessoas investigadas ou já condenadas por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Política

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, alcançou as assinaturas necessárias para pedir a urgência na tramitação do projeto de lei que anistia...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas, neste domingo (6), ao atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Supremo Tribunal Federal em ato pró-anistia...

Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu que Débora Rodrigues, acusada de pichar a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça em frente à Corte durante os...

Cidades

A  Prefeitura de Mossoró enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que permitirá a criação de um programa para garantir a contratação...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO