O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi filmado caminhando sem o auxílio de andador na tarde desta terça-feira (15), durante sua internação no hospital DF Star, em Brasília. O vídeo foi o segundo publicado por Bolsonaro nesta terça-feira, e nele, o ex-presidente aparece ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que o acompanha de perto no processo de recuperação.
Leia também:
“Sem desistir! Vamos adiante, Brasil!”: Bolsonaro posta vídeo fazendo caminhada em hospital
A caminhada faz parte do protocolo pós-operatório após a cirurgia abdominal de quase 13 horas realizada no domingo (13). No primeiro vídeo divulgado pela manhã, Bolsonaro aparecia utilizando um monitor portátil com andador. Já na segunda gravação, feita no período da tarde, ele caminha apenas com o apoio de Michelle e de um enfermeiro, sem o uso do andador.
Durante o trajeto pelos corredores do hospital, o ex-presidente também usava meias de compressão, indicadas para estimular a circulação sanguínea.
Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
Recuperação e cuidados pós-operatórios
Segundo informações da equipe médica, Bolsonaro segue com dois drenos na parte inferior do abdômen, acesso central para medicação e uma sonda nasoenteral para retirada de gases. Ele também está recebendo nutrição parenteral, diretamente pela veia, como parte do cuidado intensivo pós-cirúrgico.
Nas redes sociais, Michelle Bolsonaro compartilhou nos stories do Instagram que o ex-presidente não está recebendo visitas, com exceção de familiares. A medida visa garantir tranquilidade durante o período de recuperação.
Cirurgia e internação
Bolsonaro foi internado no sábado (12) e passou por uma cirurgia de reconstrução intestinal no domingo, que durou cerca de 12 horas e 40 minutos. O procedimento foi necessário em função das consequências de uma facada sofrida em 2018 durante a campanha presidencial. Desde então, ele passou por diversas intervenções cirúrgicas no trato digestivo.
