A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a morte de Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, encontrada desacordada após participar do “desafio do desodorante”. Ela chegou a ser socorrida e ficou internada por três dias, mas não resistiu. O corpo da menina, moradora de Ceilândia (DF), será enterrado na tarde desta segunda-feira (14), no Cemitério de Taguatinga (DF).
O delegado Walber Lima, da 15ª Delegacia de Polícia, afirmou que as apurações devem levar aos responsáveis pela promoção do desafio, que se popularizou nas redes sociais. A prática consiste em incentivar crianças e adolescentes a inalar o spray pelo máximo de tempo possível.
O corpo de Sarah já passou por perícia no Instituto Médico Legal (IML) e o celular encontrado com ela foi apreendido pelos policiais. O aparelho será encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC), onde os agentes devem buscar mensagens e contatos suspeitos.
Em nota, a plataforma onde a vítima teria visto o vídeo “lamentou profundamente” a morte da criança e iniciou “uma investigação interna e adotou medidas imediatas para a remoção do material, com atuação ativa da sua equipe de segurança digital”.
A empresa informou ainda que “o desafio identificado teve origem em outras plataformas, mas esforços contínuos vêm sendo direcionados para impedir sua disseminação. Conteúdos relacionados estão sendo removidos proativamente, e os sistemas de detecção estão sendo reforçados. O Kwai segue comprometido com um ambiente digital seguro, especialmente para o público jovem, e permanece à disposição das autoridades para mais esclarecimentos”.
