Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Dengue: Ministério da Saúde inclui Natal, Mossoró e Parnamirim em ações prioritárias no combate à doença

Foto: Reprodução/ Pixabay

O Ministério da Saúde anunciou novas medidas de enfrentamento à dengue, priorizando 312 municípios com alto índice de transmissão ou crescimento no número de casos. No Rio Grande do Norte, as cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim estão entre os municípios contemplados pelas ações emergenciais. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, até esta sexta-feira (18), o estado já contabiliza 2.947 casos prováveis de dengue.

Leia também:
Casos de dengue no Brasil ultrapassam 1 milhão em 2025. RN registra quase 3 mil infecções

As novas medidas incluem o envio da Força Nacional do SUS (FN-SUS) para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, com capacidade para instalar até 150 centros de hidratação em todo o Brasil. Entre as novidades, destaca-se também a autorização para que enfermeiros possam indicar exames e medicamentos diretamente nas emergências, garantindo mais agilidade no diagnóstico e tratamento.

As cidades prioritárias estão distribuídas por 21 estados e o Distrito Federal, sendo 114 municípios em São Paulo, 42 em Minas Gerais e 28 no Paraná. Segundo dados da semana epidemiológica 14 (até 5 de abril), 73% dos casos de dengue no país estão concentrados nesses três estados, que também representam 86% dos óbitos registrados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o Brasil apresentou uma redução significativa nos índices da doença: queda de 75% nos casos e 83% nos óbitos. Em 2025, foram registrados 998,6 mil casos e 634 mortes, contra 4 milhões de casos e 3,8 mil óbitos em 2024.

Guias e novas diretrizes para reforçar a rede de assistência

Como parte da estratégia nacional, o Ministério da Saúde lançou uma série de guias e diretrizes atualizadas para auxiliar os profissionais da saúde na detecção e tratamento da doença:

  • Guia da Enfermagem para Arboviroses: permite que enfermeiros solicitem exames e indiquem medicamentos.

  • Guia para Agentes Comunitários de Saúde: com orientações sobre busca ativa e prevenção.

  • Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas: atualiza o documento de 2009 com novas tecnologias e dados epidemiológicos.

  • Diretrizes para Organização da Assistência à Dengue: foca na redução de internações e óbitos durante surtos.

O governo também iniciou a implementação do Manejo Clínico Sindrômico, que será testado inicialmente em 10 cidades endêmicas — a ação piloto começou em Breves (PA) e seguirá para Macapá (AP).

Formação e qualificação profissional para enfrentamento da dengue

Para ampliar a capacitação da rede de saúde, o Ministério da Saúde está oferecendo 50 mil novas vagas no curso de Dengue da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Além disso, materiais informativos serão distribuídos a 50 mil agentes comunitários de saúde, médicos do programa Mais Médicos e residentes.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Um webinário nacional reunirá lideranças do Mais Médicos com objetivo de discutir estratégias eficazes de combate à doença, com expectativa de alcançar até 20 mil profissionais da saúde em todo o Brasil.

FN-SUS atua em diversos estados

A Força Nacional do SUS já está atuando em diversas frentes, com missões realizadas em Santarém (PA), Amapá, Macapá, Santana (AP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cuiabá, Várzea Grande (MT) e outras cidades. A atuação inclui treinamentos, reestruturação da assistência e atendimento direto à população, como os mais de 3,6 mil atendimentos realizados em São José do Rio Preto (SP), cidade com o maior número de casos no país.

Notícias relacionadas

Natal

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou nesta semana uma campanha educativa voltada para o uso correto das rotatórias em Natal. A ação,...

Natal

A Prefeitura de Natal oficializou a mudança de nome da conhecida Praça dos Gringos, no bairro de Ponta Negra. A área pública, que também...

Cidades

O Colégio Teresa já se prepara para mais uma edição de seu tradicional festejo junino, e em 2025 o Arraiá promete ser ainda mais...

Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na última semana, o Projeto de Lei 289, que proíbe entregas anônimas no município. A nova regra exige...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO