O brasileiro Hugo Calderano venceu neste domingo (20) o chinês Lin Shidong, número 1 do mundo, e se tornou campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa 2025, em Macau, na China. O carioca de 28 anos venceu de virada, 4 a 1 na final e garantiu um feito inédito para o país.
Ele é o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a vencer o torneio, quebrando um domínio histórico e colocando o Brasil no topo do cenário mundial. Na campanha, superou grandes nomes como Tomokazu Harimoto (3º) e Wang Chuqin (2º).
Foi a sexta participação de Calderano na competição. Antes, seu melhor desempenho havia sido nas quartas de final, em 2019. A conquista marca o maior resultado da história do tênis de mesa brasileiro.
Sobre o atleta
Calderano iniciou sua trajetória no tênis de mesa aos 8 anos e chamou atenção internacional em 2013, ao se tornar o jogador mais jovem a vencer uma etapa do ITTF World Tour. No mesmo ano, venceu títulos no Circuito Juvenil da Federação Internacional de Tênis de Mesa e no próprio World Tour, se destacando como um talento promissor.
Em 2014, alcançou outro feito inédito ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, também na China — a primeira medalha do Brasil na modalidade em competições olímpicas. Desde então, Hugo permaneceu entre os principais nomes do esporte, frequentemente listado entre os 10 melhores do mundo.
Apesar das inúmeras conquistas, Calderano ainda buscava uma medalha em uma das principais competições do circuito. Nas Olimpíadas de Paris 2024, chegou perto, mas terminou em 4º lugar.
SBT News
