Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Senado aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental

Foto Freepik

O projeto de lei que estabelece regras para a abordagem policial a pessoas em crise de saúde mental foi aprovado nesta terça-feira (22) no Senado pela Comissão de Segurança Pública (CSP). O projeto de lei (PL) 922/2024, agora será analisado na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O texto determina, por exemplo, a redução do uso de sinais luminosos e sonoros na abordagem policial, assim como a presença de um mediador.

Leia também:
Senado aprova projeto que prevê uso de tornozeleira eletrônica para acusados de violência doméstica

 

Força letal

O projeto recomenda a identificação de objetos que possam ser usados como arma e restringe o uso de força letal apenas de forma excepcional — quando outras formas de intervenção forem consideradas ineficazes ou para proteger a vida e a integridade física da equipe policial ou de terceiros.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Transtorno

O PL 922/2024 classifica a pessoa em situação de crise como um indivíduo acometido, temporariamente ou não, por transtorno mental que prejudique sua autonomia e autodeterminação. O projeto também enquadra como em situação de crise a pessoa em risco de morte ou de suicídio ou com agitação psicomotora, estando ou não sob efeito de drogas.

Mediação

Segundo o texto, a contenção física só deve ocorrer quando se esgotarem todos os recursos de mediação para resolver o conflito sem o uso imediato da força. Ela deve ser realizada preferencialmente por agentes com treinamento específico na abordagem a pessoas em situação de crise de saúde mental.

Responsável pela comunicação com a pessoa em situação de crise, o mediador deve ter treinamento especializado ou formação técnica adequada para abordagem humanizada.

Abordagem

Ainda de acordo com a proposta, os policiais envolvidos na abordagem devem colher informações a respeito dos motivos do comportamento do abordado, seja com ele próprio ou com familiares.  Após a ação policial, o abordado ser encaminhado para instituições de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Justiça

A absolvição de funcionário em um caso que ganhou repercussão interna na região Oeste de Minas Gerais trouxe novos desdobramentos sobre a morte do...

Polícia

Uma jovem de 18 anos, identificada como Maria Ariane da Silva, foi assassinada a tiros na noite desta quarta-feira (5) no conjunto Alfredo Mesquita,...

Polícia

A madrasta que confessou ter matado a própria enteada de sete anos, no dia 21 de novembro, foi encontrada morta na cela onde estava presa. O...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO