O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) realizará, em 2025, o primeiro concurso público de sua história. Criado há 40 anos, o órgão abrirá 180 vagas para profissionais com formação em nível superior. O edital será publicado nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do Estado.
Leia também:
Concursos públicos em 2025: salários que podem chegar a R$ 39 mil
As inscrições começam no dia 28 de abril e seguem até 30 de maio, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), banca organizadora do certame. As provas estão marcadas para o dia 27 de julho.
Distribuição de vagas
Segundo o edital, o concurso público do IDEMA 2025 vai ofertar:
-
113 vagas para Analista Ambiental (com exigência de formação em 24 áreas, como biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia);
-
27 vagas para Analista Administrativo (abrangendo áreas como administração, direito, contabilidade e jornalismo);
-
40 vagas para Fiscal Ambiental (com exigência de diploma de curso superior em qualquer área).
Também haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos negros, conforme legislação vigente. A validade do concurso será de dois anos, prorrogável por igual período.
Etapas e conteúdos da seleção
O processo seletivo contará com:
-
Prova objetiva com conteúdos de conhecimentos gerais (língua portuguesa, história do RN, aspectos geoeconômicos do estado e informática) e conhecimentos específicos, incluindo legislação ambiental;
-
Prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
O concurso foi viabilizado após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Ministério Público de Contas, homologado em 2023 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O secretário de Administração, Pedro Lopes, celebrou o momento:
“É um marco histórico para o funcionalismo público do RN e um legado da nossa gestão.”
